quarta-feira, 14 de abril de 2010

Propostas do CEI Genoveva D´áscoli - DRE IP

PROPOSTAS E METAS
  • AÇÕES QUE ESTREITEM O RELACIONAMENTO ESCOLA / COMUNIDADE, DE TAL MODO QUE ELES TAMBÉM SE SINTAM RESPONSÁVEIS PELA ESCOLA E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS.
  • ESTENDER O TRABALHO COM O LÚDICO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.
  • FORMAÇÃO PERMANENTE DOS DOCENTES NÃO SÓ DENTRO DA U.E, MAS TAMBÉM POR PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS EM HORÁRIOS COMPATÍVEIS COM O HORÁRIO DE TRABALHO.
  • DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS POR SALA NAS EMEIS E EMEFS.
  • ADEQUAÇÃO DE AMBIENTES, ESPAÇOS, MOBILIÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA RECEBEREM AS CRIANÇAS MAIS NOVAS NAS EMEFS (E.F DE 9 ANOS) E EMEIS (CRIANÇAS DE 3 ANOS NO 1º ESTÁGIO).
A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS
QUEREMOS UMA EDUCAÇÃO QUE CONSIDERE AS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO, QUE LHE GARANTA O DIREITO DE FAZER ESCOLHAS, QUE CONTRIBUA PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.PARA ISSO, QUEREMOS UMA ESCOLA QUE DESENVOLVA CAMINHOS PARA QUE O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO SEJA DEPOIS COMPARTILHADO. QUE TENHA UM CURRÍCULO ORGANIZADO NO ÂMBITO DO APRENDER A SER COMO PESSOA,A CONVIVER COMO CIDADÃO, A CONHECER E DO FAZER COMO PROFISSIONAL.
PRECISAMOS DE UMA NOVA METODOLOGIA QUE ESTABELEÇA NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER, ONDE OS PROFESSORES CRIEM ESPAÇOS E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA FORMA DE PROJETOS E ONDE O PAPEL DO PROFESSOR JUNTO AO ALUNO É APOIAR, INCENTIVAR E MOTIVAR PARA QUE ESTE ASSUMA SUA PARCELA DE RESPONSABILIDADE EM SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.QUEREMOS UM ALUNO QUE APRENDE PELAS SUAS EXPERIÊNCIAS, CONTANDO COM UM PROFESSOR FACILITADOR E PARCEIRO. OS INTERESSES DOS ALUNOS DEVEM CONTAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DEVENDO TAMBÉM SER CONTEXTUALIZADOS EM SUAS EXPERIÊNCIAS, CULTURAS E NA COMUNIDADE EM QUE VIVEM.
ESTAMOS NA DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO FOCADA NO RESPEITO E NA EMANCIPAÇÃO HUMANA. PRECISAMOS QUE A ESCOLA CUMPRA DE FATO UM PAPEL TRANSFORMADOR, PROMOVENDO A IGUALDADE.QUEREMOS QUE A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE NÃO SEJA UM FATO ISOLADO, UMA EXCEÇÃO. NÃO QUEREMOS OUVIR PELAS RUAS DE QUE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESTÁ APENAS EM ESCOLAS PARTICULARES.A EDUCAÇÃO PARA SER PLENA DEPENDE DA PARCERIA ESCOLA X FAMÍLIAS.PRECISAMOS QUE O PODER PÚBLICO MUDE O SEU OLHAR, ESTABELECENDO MECANISMOS PARA O CONHECIMENTO DO QUE OCORRE DENTRO DA ESCOLA.ENFIM, QUEREMOS UMA EDUCAÇÃO QUE CONTRIBUA PARA DESENVOLVER NO EDUCANDO, A CONSCIÊNCIA DA PRÁTICA DA CIDADANIA, CONSIDERANDO O SEU PAPEL DE SUJEITO HISTÓRICO E SOCIAL TORNANDO-SE ASSIM, PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.
 
A EDUCAÇÃO QUE TEMOS
  • FALTA DE ESTRUTURA FÍSICA E HUMANA PARA RECEBER CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RESPALDO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS;
  • HORÁRIOS DE CURSOS DE FORMAÇÃO NÃO COMPATÍVEIS COM OS HORÁRIOS DE TRABALHO;
  • NÚMERO DE CRIANÇAS POR EDUCADOR NÃO FAVORECE A QUALIDADE (NÃO É O NOSSO CASO);
  • JUNÇÃO DE TURMAS EM UM MESMO ESPAÇO TAMBÉM PREJUDICA A QUALIDADE (TAMBÉM NÃO É O NOSSO CASO) EX. 2 MINIGRUPOS COM 2 PROFESSORES EM UMA MESMA SALA;
  • DIMINUIÇÃO DA IDADE DE INGRESSO DAS CRIANÇAS NAS EMEIS E EMEFES, SEM A DEVIDA ADEQUAÇÃO DE ESPAÇO, AMBIENTES, MOBILIÁRIO, METODOLOGIA, PROPOSTA E FORMAÇÃO DOCENTE PARA RECEBÊ-LAS, PREJUDICA A QUALIDADE.
  
PERGUNTAS PARA O PODER PÚBLICO
  • A CADA MUDANÇA DE MANDATO, MODIFICAM-SE A POLÍTICA EDUCACIONAL E AS REGRAS QUE A REGEM. NOVAS AÇÕES SÃO IMPLEMENTADAS, GERALMENTE DESPREZANDO-SE AS QUE JÁ ESTÃO EM ANDAMENTO. COM AS ESCOLAS TENDO QUE SE ADAPTAR A TUDO ISSO A CADA 4 ANOS, COMO O PODER PÚBLICO ESPERA GARANTIR A CONTINUIDADE E A QUALIDADE DO PROCESSO EDUCATIVO?
  • COM A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS, HÁ CRIANÇAS QUE ACABARAM DE COMPLETAR 5 ANOS (NASCIDOS NOS MESES FINAIS DO ANO), QUE ESTÃO INGRESSANDO NO 1º ANO. QUE MEDIDAS ESTÃO SENDO TOMADAS PARA QUE ESTE 1º ANO NÃO SEJA UMA ANTECIPAÇÃO DA ANTIGA 1ª SÉRIE E PARA QUE HAJA CONTINUIDADE DO TRABALHO COM O LÚDICO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
  • SABEMOS QUE O CUIDAR E O EDUCAR, MUITO FOCADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SÃO FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO. POR QUE NÃO SE PLANEJAR MEIOS DE TAMBÉM SE ESTENDER ESTE CUIDAR E EDUCAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COMO UMA FORMA DE SE PROPICIAR UM MAIOR ACOLHIMENTO, EM TODOS OS ASPECTOS ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES E FAZÊ-LOS SENTIREM-SE PARTE DA ESCOLA?

Um comentário:

  1. A educação na primeira infância constitui provávelmente o melhor investimento social existente e quanto mais baixa for a idade do investimento educacional recebido mais alto é o retorno recebido pelo indivíduo e pela sociedade.
    Partindo desse pensamento;
    Porque então ao invés de se querer acabar com as ceis convêniadas não se investe um pouco mais?
    Somos contra esse plano, apesar de possuir algumas coisas interessantes do tipo cei 24 horas e por ai vai.
    Deveria a sociedade ser consultada o que nesse país não acontece tudo é feito na calada da noite.
    A DRE IQ possui 96 ceis convêniadas contra 24 diretas ,somando o número de crianças atendidas uma pela outra 100, teriamos 9000 crianças nas ceis convenbiadas, segundo informações da propria DRE IQ existe ainda mais 5000 crianças na faixa etária de 0 a 3 anos na demanda aguardando vagas na rede direta pergunta:
    Acabando o covênio somando-se 9000 com outras 5000 existentes na demanda chegamos ao número de 14000 crianças , será que nosso excelentissimo senhor secretário de educação municipal tem a solução ou mesmo o senhor prefeito que por sua vez não utiliza o orçamento correto e previsto em lei na educação lamentável...
    Não podemos deixar de pensar que estamos em ano politíco eles por sua vez com certeza virão pedir votos para os educadores, cabe a nós saber a resposta certa...

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