quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Poder e Corrupção: Serra já foi condenado a devolver dinheiro aos cofres públicos. Gilmar Mendes engavetou.

Os Amigos do Presidente Lula:
quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Poder e Corrupção: Serra já foi condenado a devolver dinheiro aos cofres públicos. Gilmar Mendes engavetou.

José Serra tem 17 processos nas costas, pelo menos 3 deles por corrupção (impobridade administrativa), enquanto Dilma não tem nenhum.
O tucano já foi condenado na Justiça Federal do DF, por improbidade administrativa (Processo 96.00.01079-0 no TRF1), ao lado de outros ministros e diretores do Banco Central no governo FHC.
A ação movida por procuradores da República, denunciou o rombo de R$ 2,975 bilhões dos cofres públicos para socorrer o Banco Econômico S.A., na época do PROER.
A sentença condenou José Serra e os outros a devolverem o prejuízo causado aos cofres públicos.
Os réus entraram com uma reclaração no STF (Reclamação 2.186), que ficou nas mãos de ... Gilmar Mendes, correndo o processo lentamente desde 2002 até abril de 2008.
Em 2008, Gilmar Mendes iria assumir a presidência do STF, e teria que passar os processos que estava relatando à outro ministro, inclusive este em que José Serra estava condenado.
Em 22 de abril de 2008, um dia antes de assumir a presidência do STF, decidiu pelo arquivamento do processo de José Serra, alegando que a Justiça Federal não tinha competência para julgar Ministros de Estado, atribuição do STF, segundo ele.
O Procurador Geral da República, Antonio Fernando Souza, contestou a decisão de Gilmar Mendes, e entrou com recurso, porque o próprio STF já reconheceu que ex-ministros não tem prerrogativa nos atos de improbidade.
Desde então é aguardado o julgamento do plenário para desarquivar o processo na Justiça Federal.
Leia também:
-Ficha imunda de Serra: ele tem 17 processos... Dilma não tem nenhum!

Os Amigos do Presidente Lula: Poder e Corrupção: Serra já foi condenado a devolver dinheiro aos cofres públicos. Gilmar Mendes engavetou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.