sexta-feira, 30 de março de 2012

SINDSEP apoia greve na educação

image004222

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DE APOIO À GREVE DA EDUCAÇÃO

Sem férias coletivas? E agora?

A decisão do TJ de São Paulo, no último dia 26, de proibir férias e recessos em CEIs e EMEIs irritou muito os profissionais da educação infantil. A revolta parece ter sido mais sentida nos CEIs. Isso porque a conquista de direitos garantidos pela Constituição desde 1988 não se refletiu no dia-a-dia, em que o reconhecimento como primeira etapa da educação básica tem sido de luta permanente nas últimas décadas. Demoramos muito para garantir o direito das férias coletivas nos CEIs e o recesso em dezembro. Sequer conquistamos o recesso em julho como há tempos acontece nas EMEIs. E qualquer um acha que pode definir o que o professor da primeira infância faz. O ataque assistencialista dos desembargadores foi fruto de quem nem se importou com a defesa feita pelos sindicatos e governos, e talvez, de quem sequer leu a posição do Conselho Nacional a favor das férias coletivas.

Foi um ataque de puro preconceito. Preconceito contra a população que usa creche, contra as crianças que lá frequentam e contra o trabalhador da educação infantil. Cuidadores, limpadores ou sabe lá o que pensam esses representantes da elite, que se julgam aplicadores da justiça, é assim que o profissional da educação infantil é visto por eles e por boa parte da sociedade. Em um país de herança escravocrata, educar e cuidar dos pequenos é tarefa de menos valor que deve ser mal paga e não tem uso intelectual, assim o pensam. É pelo mesmo motivo que demoramos para ter horário coletivo e que não é cumprida a lei do piso que garante 1/3 da jornada para atividades extraclasse. É por isso que o tempo de ADI não serve para nada, nem para evoluir, nem para aposentar. Roubam-nos nossa história e por isso, nossa identidade. E cada vez que tentam nos reinventar como apenas “aqueles que cuidam de crianças”, cada vez que tentam reduzir o significado do cuidar e educar bebês, sempre que ridicularizam nossa história, matam nossa infância de hoje e atrasam o desenvolvimento de amanhã.

A mobilização dos professores no dia 28 foi marcada por essa angústia e revolta. Algo que não estava em pauta passou a permear e protagonizar o coro de reivindicações. A greve marcada para 02 de abril é fruto dessa raiva e alimentou a vontade de luta. No ano passado o governo enrolou com a história de que ia entrar na justiça. O SINDSEP perguntava há um ano: “E se perdermos?” Há recurso jurídico para ser julgado, sim, mas isso mantém a mesma pergunta. O que o governo ainda não respondeu, com certeza, cabe dizer agora. O parecer do Conselho Nacional de Educação deixou clara a diferença entre direito à educação infantil e atendimento à infância. Mas ambos são responsabilidades do poder público. Não cabe aos professores e gestores educacionais resolver o problema que o governo empurrou para a sociedade e que a justiça devolveu. Atender a infância em janeiro, julho e dezembro, é tarefa que cabe à administração compartilhar com os setores da assistência social, cultura, esportes e lazer. Essa é a resposta que deve o governo Kassab garantir mediante a greve decretada.

O SINDSEP e seus dirigentes têm sido constantemente procurados para opinar sobre a greve da educação. É claro que apoiamos a greve, mesmo que não tenha sido iniciada por nosso sindicato. Afinal, o governo não deu uma resposta sequer. Nem para as questões salariais da carreira da educação nem para a integração dos Agentes de Apoio e AGPPs prometida nas negociações com o SINDSEP. Apesar desses motivos já serem o bastante para justificar nosso apoio, há mais. Nosso sindicato nasceu há 25 anos da unidade de várias associações. Uma das mais importantes nessa luta foi a dos profissionais de creche e da assistência social. Vivemos essa história, trouxemos esses profissionais para educação. E lá brigamos constantemente contra o desrespeito com que são tratados Agentes de Apoio, ADIs e PEIs. Impossível não apoiar e não ajudar na cobrança de respostas, já!

SINDSEP-SP

2 comentários:

  1. Parabéns ao SINDSEP, por essa maravilhosa explanação! Perfeita em suas colocações!

    Anna Luiza Roveda - PEI

    ResponderExcluir
  2. Fantástica as colocações de vcs, a imprensa em geral deveria vincular esse informativo, para que a população entenda que nós professoras de CEIs não somos suas inimigas mas sim, estamos lutando a favor de nossos direitos e tbém para que não haja um retrocesso nesse país. Obrigada SINDSEP. Vcs foram ótimos.

    ResponderExcluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.