terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fernando Haddad responde carta entregue pelo Sindsep aos candidatos a Prefeito

O Sindsep encaminhou para todos os candidatos a Prefeito, a carta construída pelo(a)s Trabalhadore(a)s no Seminário da Educação promovido em junho por nosso sindicato.
A carta aos candidatos, cobrando compromissos com uma educação de qualidade que passa pela valorização dos profissionais dentre vários pontos exigia: garantia de 1/3 da jornada do professor para atividades extraclasses; integração dos Agentes de Apoio e AGPPs no QPE; programa de formação para os profissionais da educação; reorganização dos CEUs; e a reversão do parecer que impede aposentadoria das PEIs.
Apesar de todos os candidatos terem recebido, até o momento recebemos apenas a resposta da campanha do candidato Fernando Haddad, cujos pontos respondidos seguem no quadro abaixo:

 

  Informações do SINDSPE: http://sindsep-sp.org.br/site/noticias.asp?id_noticia=1875

    Compromissos assumidos pelo candidato Haddad:

    Lei do piso do magistério

    Enquanto realização do Ministério da Educação sob o comando de Fernando Haddad, o compromisso de aplicar a lei em São Paulo consta no programa de governo de Haddad Prefeito, como item "C" da proposta para "Valorização e Formação dos Profissionais da Educação" (pg. 60)

    Contagem do tempo de ADI para aposentadoria

    O governo Marta Suplicy, para a criação e aprovação da Lei 13.574/2003 que transformou os cargos de ADIs em PDIs, defendeu a tese de que tais profissionais das creches sempre estiveram na mesma função educativa, cabendo apenas garantir a formação, o reconhecimento e a valorização dos mesmos.

    Fernando Haddad se propõe a realizar consultas para buscar formas de reverter os pareceres que negam o reconhecimento dos tempos de ADI como função de magistério nas creches municipais.

    Educação Especial (pg. 61 do programa de governo)

    Para a efetivação de um sistema educacional inclusivo, o programa de governo de Fernando Haddad propõe a implementação das ações pactuadas no Plano Viver Sem Limite, que tem a "finalidade de promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, nos termos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo", tornando a cidade uma referência educacional para todas as pessoas, com e sem deficiência. Para tanto, serão implantadas as seguintes ações:

    A. Recuperação e ampliação dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAls), dotando-os de equipes multiprofissionais para apoio tanto aos estudantes quanto aos educadores;

    B. Ampliar o número de escolas acessíveis, com Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão;

    C. Prover as unidades escolares de materiais escolares e pedagógicos apropriados;

    D. As práticas avaliativas terão concepção diagnóstica, formativa e processual;

    E. Realizar formação em serviço a todos os envolvidos no atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista, altas habilidades e superdotação;

    F. Garantir transporte escolar acessível aos estudantes com deficiência e transtornos do espectro autista para o turno e contraturno;

    G. Adequar os prédios no que tange à acessibilidade;

    H. Garantir educação bilíngue para surdos;

    I. Implementar o Programa de Formação de Professores de Apoio (PAAI) para uma atuação mais qualificada nas escolas;

    J. Ampliar as matrículas dos beneficiários do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) em idade escolar para universalizar o atendimento escolar — nenhuma criança com deficiência fora da escola;

    K. Articular efetivamente a escola à Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência para o atendimento integral dos estudantes.

    Unificação da Educação Infantil

    Consta como item "B" das propostas para a educação infantil (pg. 57 do programa de Haddad):

    "Unificação progressiva do Centro de Educação Infatil(CEI) com a Escola Municipal de Educação Infantil(EMEI) (da creche com a pré-escola), que passará a atender crianças de zero a cinco anos em um único local"

    E como meio de Valorização dos Profissionais da Educação, paralelamente a um amplo debate na rede, Haddad pretende realizar estudos sobre mecanismos que permitam que o professor seja lotado em uma única escola, sem perda de direitos (pg. 60).

    Revisão das carreiras dos Agentes de Apoio e AGPPs

    Haddad entende ser muito grande a diferença salarial entre profissionais da educação e das carreiras dos níveis básico e médio, nas mesmas funções, assumindo o compromisso de revisão das carreiras do nível básico e médio conforme consta do nosso Programa de Governo - Estabelecer política de revisão dos planos de cargos, carreiras e salários visando aprimorá-las (item B, pag 117).

    A revisão das carreiras é um dos itens que faz parte da nossa visão de valorização do servidor público municipal que contempla também a formação, o reconhecimento das entidades representativas dos trabalhadores e a negociação permanente.

    Outros pontos importantes de nossa proposta para todos os servidores públicos:

    1. Democratizar as relações de trabalho por meio de instituição de mesas de negociação permanente e outros canais de diálogo entre a prefeitura e o funcionalismo;
    2. Atualizar a legislação referente ao funcionalismo, sobretudo o Estatuto do Servidor Público Municipal (1979);
    3. Criar política integrada de saúde do servidor público municipal e requalificar o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM);
    4. Instituir Política Municipal de Gestão de Pessoas, contendo os seguintes elementos: definição de padrões de seleção, alocação e aproveitamento de servidores, gerenciamento de competências e habilidades dos servidores ativos (aproveitamento de pessoal interno), estudos e projeções do perfil da força de trabalho;
    5. Reformular a Escola de Formação do Servidor Público Municipal, articulando-a com centros de excelência e dotando-a de estrutura adequada para a capacitação dos servidores.

    Gestão dos CEUs

    O programa de governo de Haddad Prefeito prevê a Retomada da Rede CEU (pg. 56) resgatando o projeto educacional original dos Centros de Educação Unificados (CEUs), o que significa dentre outros pontos, a articulação da Educação com a Cultura, o Esporte e o Trabalho. No item Gestão Democrática (pg. 61), está prevista também a descentralização da gestão municipal da educação, recriando as coordenadorias de educação em cada subprefeitura, a elaboração de um novo regimento escolar para cada escola, que seja democrático e que fortaleça a autonomia, com a efetiva participação da comunidade escolar e o fortalecimento do conselho de escola ou equivalentes como ferramentas de participação e exercício da cidadania, com as devidas acões de formacão política, bem como a implementação do Conselho regional dos Conselhos de escola (CRECE) .

    Mas, alguns princípios ainda precisam ser retomados para o resgate do projeto original dos CEUs:

    a) revisão do regimento interno dos CEUs envolvendo a gestão, unidades escolares e usuários;

    b) democratização do processo de nomeação dos Gestores, retomando o modelo de eleição conforme proposta original dos CEUs;

    c) retomada e fortalecimento dos Conselhos Gestores de CEUs com atribuição de discutir a organização de rotinas e planejamento das atividades para garantir o pleno funcionamento dos CEUs, conforme as características e necessidades da região e da comunidade;

    d) coordenação dos núcleos de esporte e cultura pelas Secretarias de competência e preenchimento dos cargos de coordenação preferencialmente por profissionais de carreira.

    Política de Formação

    A formação dos profissionais da educação tem destaque no programa de governo (pg. 59):

    Implantação de 31 polos da Universidade Aberta do Brasil nas subprefeituras, visando a formação superior dos profissionais da Educação, ofertando inclusive mestrado e doutorado, além das seguintes ações:

    · Preparar os profissionais para utilizar as novas tecnologias como recurso pedagógico;

    · Criar uma comunidade onde o professor poderá desenvolver conteúdos em grupo e trocar experiências com outros profissionais da área no Brasil e no exterior;

    · Implementar o programa de capacitação dos profissionais da educação sobre a igualdade de gênero e de raça/cor, para o combate à discriminação das mulheres e dos negros;

    · Organizar e reforçar o acervo existente na Secretaria; incrementando-o com dados, informações, periódicos etc., constituindo para isto parcerias com universidades, outras bibliotecas, editoras e instituições governamentais e não-governamentais;

    · Considerar as unidades escolares como o locus da formação em serviço;

    · Promover a formação permanente no local de trabalho e reconhecer a importância da interação com a comunidade para a formação profissional;

    A proposta da Universidade Aberta do Brasil se estende a todos os servidores, inclusive os Especialistas que atuam nos CEUs.

    Para os profissionais dos níveis básico e médio que atuam nas atividades de apoio à educação, Haddad implementará em São Paulo, o programa do MEC, Profuncionários, destinado à formação em nível técnico dos profissionais que atuam nas atividades meio da educação.

    Preocupado com a formação, Haddad irá transformar em realidade também, a Universidade da Zona Leste e o Instituto Tecnológico da Zona Norte.

    Representação dos trabalhadores e negociações

    Para cumprir os objetivos de Valorização e Formação dos Profissionais da Educação (pg. 60) é essencial o Fortalecimento do Sistema de Negociação Permanente (SINP), como proposto no Programa de Haddad Prefeito.

2 comentários:

  1. E o resto do Funcionalismo ? como fica?

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    Respostas
    1. Está no programa de governo:

      Valorização dos Servidores Públicos Municipais
      A) Democratizar as relações de trabalho por meio de instituição de mesas de negociação permanente e outros canais de diálogo
      entre a prefeitura e o funcionalismo;
      B) Estabelecer política de revisão dos planos de cargos, carreiras e salários visando aprimorá-las;
      C) Atualizar a legislação referente ao funcionalismo, sobretudo o Estatuto do Servidor Público Municipal (1979);
      D) Criar política integrada de saúde do servidor público municipal e requalificar o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM);
      E) Instituir Política Municipal de Gestão de Pessoas, contendo os seguintes elementos: definição de padrões de seleção, alocação
      e aproveitamento de servidores, gerenciamento de competências e habilidades dos servidores ativos (aproveitamento de pessoal
      interno), estudos e projeções do perfil da força de trabalho;
      F) Reformular a Escola de Formação do Servidor Público Municipal, articulando-a com centros de excelência e dotando-a de estrutura adequada para a capacitação dos servidores.

      Gestão do trabalho e da educação em saúde
      A) Definir política de gestão do trabalho visando a valorização dos trabalhadores da saúde, garantindo condições salariais adequadas,
      ascensão profissional segundo planos de carreira, democratização das relações de trabalho, por meio de negociações com entidades
      representativas dos trabalhadores da saúde e fortalecimento da mesa permanente de negociação;
      B)Definir política de pessoal da saúde, reafirmando a adoção legal de processos de contratação, com adequada seleção pública e de acordo com as diretrizes do SUS;
      C) Criar plano de carreira para os médicos que atuem no município, garantindo aos profissionais possibilidades de comporem jornada de trabalho em diferentes tipos de serviço;
      D) Articular medidas visando superar o desequilíbrio de provimento dos profissionais de saúde, nos diferentes serviços e regiões do município;
      E) Criar oportunidades de formação e incorporar a educação permanente como estratégia de aperfeiçoamento institucional da
      gestão e dos processos de trabalho em saúde;
      F) Garantir aperfeiçoamento técnico e pedagógico dos profissionais que desenvolvem atividades de ensino nos serviços, valorizando
      e reconhecendo formalmente esta atividade;
      G) Criar na SMS-SP área responsável pela política de gestão do trabalho e da educação em saúde, que articule as negociações com
      os trabalhadores e integre a Escola Municipal de Saúde e as Escolas Técnicas do SUS, recuperando toda a experiência acumulada
      com o Centro de Formação (CEFOR );
      H) Fortalecer a articulação com a Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço (CIES) e implementar programas e ações
      apoiados pelo Governo Federal, em especial, a Política Nacional de Educação Permanente, o Telessaúde e o UnA-SUS;
      I) Aprimorar o processo de integração com as instituições de ensino superior e técnico, favorecendo maior contribuição dessas
      entidades na qualidade da assistência, na educação permanente, na gestão dos serviços de saúde, nas programações do plano
      municipal de saúde e no desenvolvimento de pesquisas.

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