domingo, 28 de julho de 2013

Admitidos e excluídos exigem valorização

Salários iguais para trabalhos iguais. Admitidos e excluídos das gratificações cobram compromisso de Haddad
A vitória de parte da categoria, nível básico e médio, que conquistou no primeiro semestre, a esperada recomposição de perdas,  após 9 anos de luta, renovou a esperança de vários setores do funcionalismo. Um deles é dos admitidos que há mais de duas décadas se veem discriminados no tratamento dado pelo município de São Paulo. Outro grupo de servidores é o dos excluídos de gratificações por desempenho, que espera correções diante das inúmeras distorções salariais e remuneratórias ampliadas nos últimos 10 anos. Tais gratificações foram criadas, excluindo-se do seu recebimento alguns setores de aposentados, admitidos de nível universitário sem formação correspondente as carreiras ativas e profissionais da saúde, efetivos ou não, em atuação em secretarias de outra origem. Suas reivindicações foram manifestadas pelo SINDSEP inúmeras vezes no primeiro semestre. O compromisso de Haddad durante a campanha de garantir salários iguais para trabalhos iguais passou a ser um mote para unificar esses setores . A pressão do funcionalismo levou o governo a garantir na Cláusula Oitava do Protocolo assinado pelo SINDSEP e FETAM-SP em 10 de maio, o início imediato de tais discussões.
Por isso, o SINDSEP já organizou várias plenárias e reuniões de trabalho com admitidos e excluídos, elaborando propostas para a negociação. Também realizou ato em junho que antecipou a retomada do SINP, uma vez que o governo queria deixar para o final de julho. Na mesa central retomada, o SINDSEP garantiu um Grupo de Trabalho (GT) dos Admitidos/Excluídos para garantir a conclusão das discussões até o início de setembro, antes do prazo de 30 de setembro que o governo tem para encaminhar lei orçamentária de 2014 para a Câmara. O governo não tinha apresentado prazo, podendo a conversa se estender demais, porém, aceitou a proposta do SINDSEP e já iniciou uma de quatro reuniões do GT agendadas até o fim de agosto. O SINDSEP já apresentou duas propostas. Para os admitidos, fazer nova fixação nas tabelas salariais, considerando o tempo de Prefeitura desses servidores, de forma a atingir o equivalente aos finais das carreiras e não aos padrões iniciais, como é hoje.  Para os excluídos a proposta é de extensão das GDAs conforme a lotação ou função do servidor atual ou no momento da aposentadoria.
Mas não nos basta esperar pelas conclusões de mesas e GTs, temos de ir para as ruas.
Em junho, principalmente os jovens tomaram a cidade a partir das manifestações do Movimento Passe Livre. As reivindicações culminavam na exigência de serviços públicos de qualidade. Ora, os serviços públicos resultam do trabalho do funcionalismo, e qual qualidade teremos sem valorização dos profissionais? Esse é o recado que temos de levar para as ruas. Estamos em um momento de disputa pelo orçamento municipal que nos últimos anos tem gastado menos de 30% com a folha de pagamento quando poderia chegar a 40% pela lei municipal e até quase 60% pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Se não gasta isso é porque a opção que tem sido feito é por terceirizações, PPPs, OSs, convênios, alternativas que sabemos bem , gasta mal o dinheiro público e precariza os serviços. A maior parte da população não sabe disso e temos que tornar público que a gestão municipal precisa dar uma guinada. Estamos disputando a receita com  várias forças políticas, partidos, interesses econômicos e agora, até com o subsídio para o transporte público. Se não formos às ruas, sabemos quais forças vão continuar vencendo.
Por isso, o SINDSEP está convocando os trabalhadores para o ato do dia 06 de agosto, dia de mobilização nacional dos trabalhadores agendado pelas Centrais Sindicais, inclusive pela CUT.
Estaremos a partir das 10 horas em frente ao gabinete do Prefeito para darmos nosso recado. Converse com seus colegas e venham participar. O momento é esse!

Veja mais sobre o ato aqui!
Veja o material sobre a luta dos admitidos aqui e retire no sindicato o material impresso.
Veja a convocatória aqui ou retire no sindicato o material impresso para distribuir na sua unidade.



2 comentários:

  1. precisamos tb por em pauta os comissionados que ganham so para mandar e assediar os funcionários .me digas para que um hospital que pequeno porte tem que ter vários enfermeiro em cargos comissionados .ganhando horrores .e agpp ganhando como agpp ,sendo enfermeira diretora horas .pra que isso ,e o diretor de enfermagem so de mãos no bolso ..indignada com isso

    ResponderExcluir
  2. Precisamos de Quinquênio e GA (Gratificação de Atividade), para os Empregados Públicos Regidos pela "CLT" da Autarquia Hospitalar Municipal.

    ResponderExcluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.