domingo, 10 de julho de 2011

Férias nas creches. Entrevista com Conselheiro do CNE

O Conselho Nacional de Educação definiu seu parecer pelo entendimento que creches devem fechar nas férias de janeiro por que são unidades de educação infantil. Segundo o Conselheiro entrevistado no Jornal da Cultura, o Professor Francisco Aparecido Cordão, a responsabilidade pelo atendimento da criança como forma de proteção à infância deve ser diferenciado do atendimento educacional. Para o Conselheiro, pode ser feito por programas articulados da assistência social com as pastas de esporte, cultura e outras, de forma integrada com a política educacional, mas sem abrir mão da organização da educação infantil como primeira etapa da educação básica. Essa mesma tese já defendíamos neste blog quando publicamos o artigo CEIs e EMEIs sem férias ou recesso. Enquanto isso, o Secretário de Educação foge do compromisso de assumir atividades alternativas para as crianças em caso de derrota na justiça.
Assista a reportagem do Jornal da Cultura na íntegra com a entrevista do Professor Francisco Aparecido Cordão.

9 comentários:

  1. As mãe falam que precisam trabalhar e por isso necessitam das CEIs (creches) abertas por 10 horas, então podemos dizer que quando as crianças saem das CEIs ou creches, essas mãe param de trabalhar?
    Na minha opinião, as CEI (creches) deveriam funcionar que nem as EMEIs, meio período e com isso abririam mais vagas e a demanda seria cairia.
    Se as Ceis/creches são da Educação, ela deve ser tratada com tal e não como assistencialismo.

    ResponderExcluir
  2. Eu tb acho... A maior parte das mães dos filhos que ficam nas ceis não trabalham, canso de vê-las batendo perna o dia inteiro e ainda buscam os seus filhos depois do horário do professor...

    ResponderExcluir
  3. concordo, além disso, as crianças passam muito tempo longe da figura materna. Vem para as CEIs, em busca de carinho e atenção. Portanto, não podemos assumir a responsabilidade dos pais. Quanto mais tem, mais eles querem.
    A longa carga horária prejudica não só as crianças, mas também os profissionais que ficam esgodados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, estão confundindo professora como se fossem tias, isso é um absurdo vc concluir faculdade de pedagogia e ser vista assim, e sem contar que ainda o salário é de miséria, ganha-se pouco para educar e cuidar de muitas crianças ao mesmo tempo, na minha opinião o número de crianças deveria ser reduzido, pois acho muito esgotante para o professor principalmente quando se trata de educação e cuidados necessários do dia-a-dia.

      Excluir
  4. Concordo com os comentários acima, principalmente pq sou da área e defendo que se o profissional exigido para atuar neste campo necessita de uma formação superior como qualquer outro professor de outros nives educacionais, ele deve ser valorizado por isso. A carga horária excessiva destes professores acaba os prejudicando,não só a saúde e sim seu desempenho profissional, pois com essa longa jornada de trabalho que horas este professor tem tempo de estudar e aperfeiçoar sua formação!!!! Se querem que a educação infantil seja realmente valorizada e vista como parte efetiva da educação e não como assistencialista,a sociedade como um todo deve entende-la e respeita-la como tal e os pais... me perdoem mas é como já foi citado acima quando esta criança estiver maior e matriculada no EMEI vão perder o emprego???

    ResponderExcluir
  5. Ao meu ver ,as vagas das creches deveriam ser selecionadas,pois há casos de abuso de pessoas que não trabalham e deixam suas crianças o dia inteiro na creche e ainda diz não aguentar ficar com as crianças em casa por darem muito trabalho , isso é um abuso, sabemos que tem crianças que realmente precisam desse ambiente para melhor viverem ,porém as vagas estão preenchidas com filhos de pessoas folgadas e sem nenhuma complexidade.trabalho em uma creche a qual tem crianças que os pais possui condições financeira e estão ocupando o espaço das crianças humilde.

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar as pessoas precisam saber o que diz a lei, ela diz que a creche é um direito da criança isso é fato; porém concordo com todos os comentários, os pais antes de "depositar" os filhos nos CEIS têm onde deixá-los e depois misteriosamente o local onde ficam desaparece, a escola assume dentista, médicos, uniformes, alimentação,hidratação, muitas vezes fraldas e o professor, é a babá que tem a obrigação de ficar com essas cças até mesmo depois do horário sem que nada aconteça com essas famílias irresponsáveis,que são acalentadas pela própria prefeitura,creche não é depósito de cça de mãe relachada e folgada, e muitas vezes porcas.

    ResponderExcluir
  7. Concordo, porém não podemos esquecer que as intituições de educação infantil é um direito da criança. Há muito tempo deixou de ser direito de mães trabalhadoras. Então, acho que as vagas não deveriam ser selecionadas, senão cairemos na mesma. Entretanto, concordo com todo o resto que foi dito. Não devemos esquecer que as próprias crianças se cansam de acordar o ano inteito cedo e ainda longe de suas mães e lares. Agora, imagine aquelas que as mães nem pensarão neste caso e simplesmente as deixarão de Dezembro a Dezembro dentro do CEI? Vejo também que muitas delegam integralmente a educação das crianças para nós, professores... é um absurdo!

    ResponderExcluir
  8. Quanta malandragem, este pessoal não quer trabalhar, e fica dizendo que é ruim para as crianças ter a creche funcionando continuamente.
    Estes representantes do MEC deveriam ser processados.
    Tudo se resume a querer garantir ao professor férias coletiva e recesso o que é vedado caso o serviço seja essencial.

    ResponderExcluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.