segunda-feira, 1 de março de 2010

O PIG já definiu a chapa "Serra e Aécio"

O Blog do Nassif publicou a indicação do navegante Nonato Amorim sobre a opinião do Datafolha sobre a necessidade de Aécio sair Vice.
Impressionante. Para o PIG, Serra é candidato sem se pronunciar, e Aécio tem de ser vice mesmo após renunciar. Todo o jogo político embutido no silêncio de Serra e na renúncia de Aécio não merecem atenção, muito menos análise. Virou torcida. Serra se escondeu da chuva para ver o que acontecia. Esperava as pesquisas de março (não as águas). Nem os tucanos têm mais certeza da candidatura de Serra que pode vender o PSDB bem baratinho. E se for para afundar, quer levar Aécio junto, que mineiramente renunciou pra forçar um posição de Serra, ou vê-lo afundar nas águas de São Paulo e na graça dos partidários.
A mídia golpista se sentiu órfã. Restou o desespero de uma imprensa que teme não ter uma chapa em 2010 para fazer campanha.




01/03/2010 - 22:09


A fantasia do vice

Por Nonato Amorim

Nassif & Amigos, o Datafolha também endoidou. Agora, para salvar ó improvável sucesso da oposição, o diretor Paulino afimra que a escolha do vice é fundamental para o sucesso da candidatura Serra. Onde esse jogo de chutadores irá parar? Que ciência é essa? Não seria melhor chamar um Babalorixá? Abs.


Do UOL Notícias

Definição do vice do PSDB será decisiva, diz diretor do Datafolha

A definição do candidato a vice-presidente na chapa do PSDB para a eleição presidencial deste ano é decisiva para as próximas pesquisas eleitorais, afirma o diretor-geral do instituto Datafolha, Mauro Paulino. Ele também credita a queda de José Serra nas intenções de voto à repercussão negativa das enchentes do início de ano em São Paulo, e não pelo fato do governador paulista ainda não assumir a condição de candidato tucano ao Planalto.
A pesquisa Datafolha divulgada no último domingo (28) pelo jornal Folha de S. Paulo mostrou que a diferença entre Serra e Dilma Rousseff (PT) caiu de 14 para 4 pontos percentuais, na comparação com o levantamento anterior. O governador de São Paulo caiu de 37% para 32% das intenções de voto, enquanto a ministra-chefe da Casa Civil cresceu de 23% para 28%. Ciro Gomes (PPS) ficou com 12% e Marina Silva (PV), 8%, mesmos números da pesquisa anterior.
Para o diretor-geral do Dafatolha, um possível anúncio do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), como candidato a vice na chapa de Serra seria uma “notícia positiva de impacto” para os tucanos no Sudeste, onde o governador paulista perdeu três pontos percentuais na última pesquisa – a sua candidatura tem mais força nesta região. O mesmo raciocínio, segundo Paulino, valeria para a região Nordeste caso o senador Tasso Jereissati – outro nome cotado para ser companheiro de Serra na chapa do PSDB – fosse anunciado. O diretor-geral do Datafolha vê ambos os casos como exemplos do impacto que a figura do vice-presidente pode ter no quadro eleitoral.
Embora considere as chuvas em São Paulo o principal motivo da queda de Serra na pesquisa, Mauro Paulino admite que a condição “difusa” da candidatura do governador paulista causa muita indefinição no eleitorado. “O eleitor só vai poder fazer a comparação dos candidatos quando eles estiverem explicitamente lançados”, diz. Ele acredita que somente as próximas pesquisas irão mostrar se a queda de Serra foi pontual ou se ela é uma tendência.
Sobre a candidatura de Dilma Rousseff, o diretor-geral do Datafolha diz que a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode tanto ser benéfica para a pré-candidata petista, devido à transferência de votos resultante de seus altos índices de popularidade, quanto prejudicial, caso Lula crie uma “sombra” sobre a petista. “A comparação do eleitor será tanto de Dilma com Serra quanto de Dilma com Lula”, afirma Paulino. Em sua opinião, a redução da diferença entre Serra e a pré-candidata petista, assim como a polarização das intenções de voto entre ambos, comprova “mais do que nunca” que a eleição presidencial ainda não está definida.

Comentário

Qual a relevância do vice, em um sistema eleitoral em que ele não é sequer votado? Nenhuma. Tanto que os vices sempre foram utilizados como espaço de aliança política, não de fortalecimento de chapa. FHC teve Marco Maciel; Lula teve José Alencar; Collor teve Itamar. Nenhum vice teve o menor peso na eleição. Nem mesmo Itamar – que tinha bom eleitorado em Minas – agregou nada, porque nas eleições a figura única é a do candidato a presidente.
No fundo, esse tipo de argumentação serve apenas para esvaziar os erros do PSDB e da velha mídia, de cacifar um candidato complicado, montado em uma estratégia beligerante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.