quinta-feira, 18 de março de 2010

Os CEIs e EMEIs: a integração tardia

Seguem techos do e-mail mandado pela colega Silvana Mora, Diretora do CEI Genoveva D´áscoli, os quais comento aqui (texto em negrito e itálico).

"a educação infantil passa por uma fase de descoberta, aquisição de nova identidade e reconhecimento muito forte nos últimos anos, mas o PME (o texto de subsídio) parece não se apropriar disso, pois, ela (ed. Inf) é citada sem nenhum atendimento às necessidades mais emergentes.

Após a “sugestão” em legislação de que a criança de 3 anos poderia ser atendida pelas EMEIs, a situação ficou preocupante, pois, esta instituição não está (ainda) instrumentalizada para atender os pequenos, seja na ordem estrutural, material e humana. Sabemos que os educadores de EMEIs recebem as crianças de 3 anos com muito respeito, mas o entrave está na dificuldade da forma de atendimento,pois, estas crianças, apesar de adquirirem nos CEIs alguma autonomia, ainda chegam nas EMEIs com uma semi-dependência para os cuidados que muitas vezes não são compreendidos pelos educadores. Sabemos que mais do que a incompreensão, é evidente a falta de recurso para um atendimento adequado aos “bebês” de 3 aninhos. Quero dizer com isso, que o próprio sistema não prepara os professores de EMEIs para trabalharem com crianças de 3 anos, o nº de crianças por turma é astronômico, a estrutura física dessas escolas não é aconchegante para criancinhas desta idade, os ATEs que acompanham as refeições são em pequeno número, dificultando o acompanhamento das refeições, banheiro, circulação pela escola, etc..etc...etc..A presença de volantes é muito importante e necessária, mas isso não existe nas EMEIS, como fazem quando um professor falta ou entra em L.M.? O professor recebe assistência de um outro profissional para realizar as atividades pedagógicas com cerca de 30 crianças? O foco é BRINCAR: como a EMEI disponibiliza isso em termos de espaço, tempo e profissional (brincar significa ‘matar o tempo’)? O planejamento na EMEI passa a ser muito criterioso.
Na verdade, acho que o PME deveria oferecer mecanismos para que a Educação Infantil fosse vista como um todo e que o trabalho oferecido pelas EMEIs e CEIs fossem compartilhados e não compartimentalizados. Como se a criança deixasse de ter essa ou aquela necessidade de atendimento após os 3 anos/ida à EMEI."

Concordo plenamente, daí a necessidade de romper as distâncias na organização, estrutura e concepção das unidades.
"o que eu esperava do plano é de que alguma coisa mudaria p/a educação infantil, em prol de um atendimento cada vez mais adequado aos pequenos."

É a hora de discutir e propor, e encaminhar formalmente. Haverá mais duas etapas posteriores, antes de uma conferência municipal. Depois vou instruir os procedimentos pelo blog.
"As reuniões das DREs preconizam a convivência da criança na escola ou cei, mas agora eu pergunto: Como as EMEIs poderiam se organizar para trazer as famílias mais próximas da escola? As EMEIs tem “pernas” para receber as famílias nas diferentes atividades desenvolvidas em sala, a partir dos projetos das turmas? Participar de colegiados como Conselho e APM significa trazer a família para o âmbito escolar?

Acho que deveríamos ser ouvidos desde há muito tempo, antes de, num documento de 100 folhas, sermos contemplados em praticamente uma página. Pra mim é muito pouco!!!!!!!!!!!!!!"

Muito pouco. Faz-se o momento de escrevermos taís páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.