quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Inês Nassif: neo-udenismo encurralou Serra | Conversa Afiada

Publicado em 19/08/2010


O udenista Eduardo Gomes perdeu duas vezes e não passou de 30%

Maria Inês Nassif publica outra de suas incomparáveis análises no Valor de hoje, pág. A10.
“O efeito colateral do discurso neo-udenista”, é o titulo.
“O discurso udenista (ou seja, golpista, pré-fascista – PHA) estreitou o espectro político da oposição…
“ … Serra não pode acenar com mudanças nem à direita nem à esquerda – à direita, afugenta a base tradicional tucana: à esquerda, provoca efeito de aproximação maior da base tradicional da esquerda com o PT.”

Navalha

NAVALHA

Neste artigo, Nassif faz uma excelente análise da reaproximação forçada dos movimento sociais (o MST, por exemplo) com o Governo Lula.
E sobre os problemas do Serra, a própria Nassif tinha escrito outro agudo artigo sobre o “antipaulistismo” do eleitorado brasileiro.
Fenômeno que este ordinário blogueiro tentou resumir, sem a elegância da Inês, com a assertiva “o Vesgo do Pânico tem mais chance de ser Presidente do que o Serra”.
Além do mais, o Serra é um blefe.
A “elite da elite”, segundo a Veja, não conseguiu produzir uma única idéia original ao longo de 50 anos de vida pública.
Tem carisma igual a zero.
Se o candidato da oposição fosse outro, com todas as dificuldades de enfrentar o Lula, se fosse outro daria um calor muito maior na Dilma.
Diria o Dr Tancredo sobre o Serra (como disse de outro paulista, o Maluf): o Serra é bom porque ele perde.
Já que ousei entrar nesse campo perigoso das analogias, vale lembrar que o pai fundador da UDN, Eduardo Gomes, perdeu duas vezes – para Dutra e Vargas – e teve sempre que enfrentar um Lula …
Este ordinário blog não se cansa de repetir, Inês: não fosse o PiG (*), que, como diz você, “retroalimenta” a oposição, esses tucanos de São Paulo não passavam de Resende.

Paulo Henrique Amorim
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Artigos Relacionados

Inês Nassif: neo-udenismo encurralou Serra | Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.