terça-feira, 3 de agosto de 2010

jornal nacional esconde Lula para não ajudar Dilma | Conversa Afiada

Publicado em 03/08/2010

Na foto, Ricupero joga o jogo da Globo: esconder ou mostrar

O Conversa Afiada reproduz e-mail de amigo navegante:
Paulo,
Segue uma matéria legal que saiu no Viomundo, mas que é de origem do blog Nas Retinas:

Em ano eleitoral, Jornal Nacional retira Lula do noticiário
É evidente o esforço do Jornal Nacional para evitar que a candidata Dilma Roussef seja reconhecida pelo público como a candidata do presidente Lula. A medida que Lula aparece ao lado de Dilma, sua popularidade se cola à candidata. Um presidente com mais de 80% de aprovação popular pode sim impulsionar seu sucessor, apesar de a mídia brasileira não querer e agora cobrar do presidente imparcialidade nas eleições. Para atacar o presidente, espalhando preconceitos, a mídia não o trata como o titular do mais alto cargo público do país. (…)
Recebi de profissionais de mídia, especializados em clipping e acompanhamento de telejornais, tabelas comparativas que mostram como o Jornal Nacional está limando Lula do notíciário em 2010 enquanto em outros jornais, a média de aparições do presidente muda pouco. Isso não é falta de pauta relevante, pois os outros jornais continuam com cobertura frequente dos atos da Presidência.

Em junho de 2010 Lula teve 4 citações no JN Nacional contra 9 em 2009. Em julho foram 3 em 2010 contra 13 em 2009. Aqui você pode baixar a Planilhas de visibilidade do PR nos telejornais. E aqui baixe a tabela padrão de discordância do JN. Veja explicação mais detalhada dos dois arquivos:
De janeiro a julho de 2009, o presidente Lula apareceu falando no JN 57 vezes. No mesmo período deste ano, foram 44. Uma redução acima de 20%. No entanto, se descontarmos as sonoras relacionadas ao Irã, que foram 12 no período, aqueda seria de 44%, perto da metade. Na comparação apenas dos dois meses mais recentes, a diferença é impressionante:
junho de 2009, 9 sonoras do Lula no JN (mais de 2 por semana);
junho de 2010, 4 sonoras (uma por semana);
julho de 2009, 13 sonoras (mais de 3 por semana);
julho de 2010, apenas 3 sonoras (menos de uma por semana).

(…)

Navalha
O jornal nacional faz o mesmo jogo, agora de sinal trocado, que fez na primeira eleição de Fernando Henrique.
Então, como o Farol não pudesse aparecer e defender o Plano Real do Presidente Itamar, o jornal nacional, então dirigido por Alberico de Souza Cruz, escondia o Fernando Henrique e o Itamar, e exibia o Ministro da Fazenda, Rubens Ricupero.
O Ricupero chegava a dar 1000 entrevistas por dia, para enaltecer o Plano Real, ou seja, Fernando Henrique, ex-Ministro da Fazenda.
Falou tanto que acabou por dizer aquela besteira ao Carlos Monforte, no Jornal da Globo: o que é bom a gente fala, o que é ruim a gente esconde.
E caiu, substituído por Ciro Gomes.
O jornal nacional de hoje é inescrupuloso do mesmo jeito, só que do outro lado.
Agora, esconde o Lula.
Porque, um dia, o Ali Kamel vai fazer de conta que o Lula nunca existiu.

Paulo Henrique Amorim

Artigos Relacionados

jornal nacional esconde Lula para não ajudar Dilma | Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.