domingo, 1 de agosto de 2010

Gratificação do nível básico e médio: e os aposentados?


Há dúvidas dos servidores sobre as chances de aposentados receberem a gratificação que está na Câmara e é provável que trabalhadores na educação não recebam.
Como já divulgamos há um Projeto de Lei do executivo na Câmara para pagar gratificações a profissionais do Nível Básico como Agentes de Apoio e AGPPs (leia mais). Não sabemos qual é o real conteúdo do Projeto, e, portanto, não é possível prever se a gratificação será estendida aos aposentados. Mas há dois precedentes que deixam dúvidas quanto à posição de Kassab nesse caso. Primeiro, temos o GDE (gratificação da educação até 2009), a qual não era oferecida aos aposentados. Como o SINPEEM entrou na justiça pela extensão e ganhou liminar garantindo o pagamento a aposentados e pensionistas. O governo Kassab driblou a obrigação em 2009, extinguindo o GDE e criando a mesma gratificação com novo nome (PDE). A gratificação virou prêmio só para que os aposentados não a recebessem. Porém, o GDA (incialmente negociado somente por e para engenheiros) garantia a gratificação aos aposentados. Quando foi criado o GDA para assistentes sociais também foi garantido para aposentados e pensionistas. Outra situação muito provável é que os profissionais que estão na educação e já recebem o PDE não possam receber a nova gratificação, ou talvez tenham a opção como acontece para as auxiliares de enfermagem em CEIs. Agora é aguardar o retorno dos vereadores e ver o que diz o PL. Cabe, como sempre, a mobilização dos servidores para melhoria do projeto.

Um comentário:

  1. Em todos os municípios, sobretudo onde o regime de previdência é próprio, estão aplicando tal manobra. Uma vergonha!

    ResponderExcluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.