quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A história do programa contra a AIDs | Brasilianas.Org

Enviado por luisnassif, qua, 11/08/2010 - 07:52

Por nsdel

Depois dos genéricos, do FAT, do seguro-desemprego, agora, do programa de combate à AIDS, o jornalista Carlos Lopes desmascara mais um "boato".

http://www.horadopovo.com.br/

A apropriação do alheio: Serra e o programa de Aids

Antes que o sr. José Serra diga que não disse que disse o que não fez, citamos a fonte: o seu site de campanha. Lá, o texto "Serra realizou a melhor campanha contra a AIDS do mundo", diz o seguinte: "Serra realizou o melhor programa de combate a AIDS do mundo. No ministério da Saúde, José Serra implantou um programa de combate a Aids considerado o melhor do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por ONGs especializadas" (v. http://joseserra.psdb.org.br/serra-faz/saude/serra-realizou-a-melhor-cam...).

Não é um lapso do marqueteiro. Em 2004, o próprio Serra disse na TV: "O PSDB fez metrô, portos, estradas, hospitais, casas, implantou os genéricos e o melhor programa de combate à aids do mundo" (v. Conceição Lemes, "AIDS: Serra assume como dele programa criado por Lair Guerra e Adib Jatene").

Vamos recapitular os fatos com base em uma autoridade no assunto, o Dr. Pedro Chequer, um dos fundadores do Programa Nacional de DST e Aids (PN-DST/AIDS), substituto da bióloga Lair Guerra na sua direção. Chequer sintetizou, para maior acessibilidade, o ensaio "Aids vinte anos - Esboço histórico para entender o Programa Brasileiro", do professor Kenneth Carmargo, da UERJ.

Serra assumiu o Ministério da Saúde em 30 de março de 1998.

Nessa data, o Programa Nacional de DST e Aids já tinha 12 anos – foi criado no governo Sarney. A distribuição gratuita de medicamentos antirretrovirais contra a AIDS (que é, precisamente, o que a OMS elogiou no programa brasileiro) já funcionava desde 1996. A lei garantindo a distribuição, de autoria do senador e ex-presidente José Sarney, já fora aprovada (Lei nº 9313/96). Até a Rede Nacional de Laboratórios para Realização de Exames de Carga Viral e Contagem de CD4+/CD8+ (responsável por "monitorar a resposta dos pacientes à medicação, para que se possa avaliar sua eficácia") já existia.

Relatam Chequer e Camargo que em 1983 "o primeiro programa oficial de controle da doença é implantado em São Paulo. (...) A iniciativa repetiu-se no Rio e moldou a Divisão Nacional de DST e Aids".

Em 1986, "o Programa Nacional de DST e Aids é criado". Além de Lair e Chequer, faziam parte do PN-DST/AIDS vários outros profissionais, p. ex., os médicos Euclides Castilho, Luís Loures e Celso Ferreira Ramos Filho. O ministro da Saúde era o médico e ex-governador baiano Roberto Santos.

Em 1990, Collor afastou a equipe, inclusive Lair Guerra e Pedro Chequer.

Mas, em 1991 começa a distribuição do AZT, na época o único antirretroviral contra a AIDS.

Em 1992, quando Adib Jatene assume pela primeira vez o Ministério da Saúde, reintegra a equipe e nomeia Lair Guerra para a coordenação do PN-DST/AIDS. Foi Jatene quem implementou a fabricação de medicamentos contra a Aids no Brasil – efetivada no ano seguinte, com o início da produção de AZT.

No governo Itamar, houve "a entrada em cena do Banco Mundial como financiador de projetos na área da saúde (...) em 1994 o Brasil assina um primeiro acordo com o Banco, o que alavanca o desenvolvimento do programa nacional".

Em 1995, Jatene assume o Ministério da Saúde pela segunda vez. No artigo de Conceição Lemes que já citamos, há um relato do Dr. Adib Jatene: "Em março de 1995, editamos a portaria ministerial regulamentando a compra e a distribuição de medicamentos para HIV/aids, para garantir acesso gratuito ao tratamento. Em 1996, convocamos uma reunião em Brasília com 60 infectologistas para debater qual seria a atitude mais adequada do Ministério da Saúde em relação ao 'coquetel'. (...) A recomendação foi de que fornecêssemos os antirretrovirais a todos os pacientes com aids".

Foi então que o senador José Sarney apresentou o projeto e foi aprovada a Lei nº 9313/96, garantindo a distribuição gratuita de medicamentos aos pacientes com aids, contra vários setores do governo de então, que não admitiam a gratuidade da distribuição.

Os médicos Chequer e Camargo relatam que foi em 1996 que o "coquetel" de antirretrovirais se tornou a terapia-padrão contra a aids. Então, "amparado pela aprovação naquele mesmo ano de legislação garantindo o acesso aos medicamentos, mesmo contra recomendações e advertências do Banco Mundial, o Brasil adota uma política de distribuição da medicação, via SUS, para todas as pessoas acometidas pela doença. (...) A mera distribuição dos medicamentos, contudo, não garante a qualidade do tratamento; é necessário monitorar a resposta dos pacientes à medicação, para que se possa avaliar sua eficácia. Dois exames, a contagem de linfócitos CD4 (...) e o teste de carga viral (...) são relativamente sofisticados e caros. (...) Para enfrentar estes problemas, não só se estimulou a implantação destas técnicas em laboratórios ligados ao SUS em todo o país, como em 1997 foi criada a Rede Nacional de Laboratórios para Realização de Exames de Carga Viral e Contagem de CD4+/CD8+".

No ano seguinte, o Brasil passa a produzir os antirretrovirais do coquetel anti-aids que não estavam cobertos pela lei de patentes. Segundo a então diretora-executiva da Far-Manguinhos, Eloan Pinheiro: "... devido ao valor das drogas importadas e diante da impossibilidade completa de o MS atender, a saída foi desenvolver esses genéricos, como acabou sendo decidido, em 1997, numa reunião no MS" (cf. Maria Andréa Loyola, "Medicamentos e saúde pública em tempos de AIDS: metamorfoses de uma política dependente", Ciência & saúde coletiva;13(supl):763-778, abr. 2008).

Eloan Pinheiro está longe de ser uma pessoa que antipatize com Serra. No entanto, seu depoimento é claro: em 1997 se decidiu a fabricação, um ano antes de Serra ir para o Ministério.

Serra não "implantou" o Programa contra a aids, porque ele já estava implantado. Seria bom (para si mesmo) que arrumasse algo que realmente tenha feito para fazer campanha eleitoral. Pelo jeito, isso é impossível. Ou, talvez, ele prefira se apropriar das realizações dos outros do que falar das suas. Ou as duas coisas. Mas esse é um vício perigoso em quem deseja ser presidente. Perigoso para o país.

CARLOS LOPES

A história do programa contra a AIDs | Brasilianas.Org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.