quinta-feira, 14 de abril de 2011

Educação na Blogosfera

Do blog I Encontro de Blogueiros Progressistas de SP

Como a nova realidade afeta a educação? Como reage o educador?

As novas tecnologias, as redes sociais e a blogosfera invadem o cotidiano da escola e a compreensão de seus efeitos se coloca como um desafio ao educador. Perceber essa nova realidade para o professor é descobrir a blogosfera como alternativa no acesso à informação e descobrir-se como produtor de informação.

Temas como democratização dos meios de comunicação, acesso à banda larga e regulamentação da mídia devem tomar a pauta do dia do professor, vítima comum de uma mídia que serve a interesses econômicos e de praxe criminaliza os movimentos sociais.

Na escola ou no sindicato, a blogosfera progressista deve tomar espaços e levar suas discussões. A Blogosfera deve ainda ser espaço de politização do professor e ferramenta de organização política e/ou sindical, para facilitar e fomentar, mas não substituir os movimentos sociais, políticos e sindicais.

Por *Sérgio Antiqueira - Portal Politikei - 12.04.2011 

Participe no I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas de São Paulo, da oficina de Educação na Blogosfera, que será coordenada por Sérgio Antiqueira, dia 17, às 9h, na Assembleia Legislativa.

Sérgio colocará como tema principal a relação da escola (creche, escolas ou universidades) de pais, educadores e estudantes, com as novas mídias, e a necessidade de sua utilização nos meios educacionais.

Acompanhe o I Encontro Estadual neste blog, veja toda programação, convidados e inscrição.

* Sérgio Antiqueira - Psicólogo, diretor de CEI (creche) pela Prefeitura de São Paulo desde 1998.  Atua na militância sindical desde o movimento dos diretores de creches impedidos de nomeação por Maluf e Pitta. Constituiu participação ativa nos debates sindicais que levaram às mudanças e à elaboração da lei que integrou as creches à rede municipal de ensino paulistana. Foi da direção do SINDSEP (sindicato municipal de São Paulo) de 2005 a 2008. Esteve à frente com outros colegas nas negociações sobre os Planos de Carreira da Educação e do Nível Superior da PMSP, representando o sindicato e as categorias. Editor do Portal Politikeihttp://politikei.blogspot.com/

Postado por I Encontro de Blogueiros Progressistas de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.