quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lula comandará articulação da campanha para prefeitura de SP em 2012

Brasília Confidencial

“O PT vai ampliar a articulação para a disputa eleitoral de 2012 a partir desta semana. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com prefeitos petistas nos próximos dias. Na pauta, os rumos para as próximas eleições e a conjuntura política em São Paulo. Será a primeira participação do ex-presidente em atividades partidárias, desde a posse da presidente Dilma Rousseff. Lula deve participar mais diretamente das ações políticas do partido nos estados considerados mais estratégicos, como São Paulo e Minas Gerais, com predomínio tucano.

O ex-presidente tem afirmado que o PT deve lançar um nome novo para a disputa na capital paulista e ainda reforçar o “cinturão vermelho” da Grande São Paulo – formado por 13 prefeituras petistas, como São Bernardo do Campo, Osasco e Guarulhos.O governador Geraldo Alckmin (PSDB) já deu início a uma ofensiva política no cinturão. O tucano criou em janeiro a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano e deu ao secretário, Edson Aparecido, a tarefa de articular projetos com os prefeitos. No dia 30 de março, o governador deu continuidade à estratégia, ao lançar a Câmara de Desenvolvimento Metropolitano, colegiado composto por 11 secretarias, presidido pelo próprio Alckmin, com o objetivo de estabelecer políticas para as cidades vizinhas à capital. O tucano também tem ampliado sua presença nessas regiões estratégicas. A idéia é mudar completamente a relação de forças no Estado já em 2012 para garantir a reeleição em 2014.

Já o comando petista em São Paulo quer antecipar a campanha de 2012 para tentar arrancar na dianteira,mas ainda precisará evitar prévias e brigas internas para a escolha de um candidato a prefeito de São Paulo. O preferido dos dirigentes é o ministro Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, derrotado na disputa pelo governo paulista em 2010. Lula, no entanto, estaria estimulando o ministro da Educação, Fernando Haddad, a disputar o cargo. Haddad não admite o interesse, mas tem multiplicado a presença em eventos na capital paulista. Hoje mesmo, o ministro da Educação participa de audiência pública em São Paulo. Mercadante tem afirmado que só deixará o ministério para disputar a prefeitura se for intimado à tarefa, ou pelo ex-presidente, ou por Dilma.”

abril 14th, 2011 | Autor: Jussara Seixas

Lula comandará articulação da campanha para prefeitura de SP em 2012

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.