domingo, 24 de abril de 2011

Voto em lista: Santayana refuta Nilmário

Como assegurar a representatividade ?

image

O Conversa Afiada publica carta que Mauro Santayana enviou a Nilmário Miranda, a propósito do post “Voto em lista: Fundação do PT responde a Santayana”:

Meu caro Nilmário,
Com todo respeito pela opinião contrária, continuo em minha posição, a de que o povo deve ser previamente ouvido. Não irei repetir os argumentos de meu artigo, mas quero lembrar-lhe que o sistema de listas favorece a ditadura dos partidos que, tanto à direita, quanto à esquerda, tendem ao totalitarismo. O povo é o único titular da soberania política. Por que então não ouvi-lo? Se ele estiver convencido da tese, irá aprová-la. Se não se convencer, mesmo que o parlamento viesse a aprová-la – ainda que em nova assembléia constituinte – a decisão será espúria. O fato de que essa tese seja apoiada também pelos partidos e movimentos de esquerda, não me convence. Prefiro um governo conservador, eleito em sistema democrático que me permita combatê-lo, a um governo de esquerda, constituído mediante expedientes como os da lista fechada. A grande questão do poder não é a sua eficiência. É a sua legitimidade, que se estabelece mediante o velho princípio de one man, one vote. O único titular da soberania política é o povo. Prefiro aceitar o erro do povo, a admitir que a sua vontade seja violada pelos donos de partidos. Creio que esse debate, sendo livre, como espero, contribua para o aprimoramento político da sociedade brasileira.
Com minha admiração de sempre.
Mauro Santayana

Voto em lista- Santayana refuta Nilmário - Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.