quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Veja: se é bom, não é dela. Se for ruim, é

Conversa Afiada

O Conversa Afiada publica sugestão de amigo navegante no Twitter, com matéria veiculada pelo Portal Comunique-se.
Trata-se de uma suspeita de plágio.
Quer dizer: além de ser uma forma de detrito de maré baixa, a Veja pode ser coisa mais baixa ainda.
Confira a matéria do Comunique-se:

Revista Veja é acusada de plagiar reportagem da Scientific American
Izabela Vasconcelos
Um leitor da revista Veja acusa a publicação de cometer plágio em uma matéria na edição Especial Sustentabilidade, veiculada no último sábado (18/12). A reportagem “10 mitos sobre a sustentabilidade” apresenta alguns trechos iguais aos publicados em março de 2009 na Scientific American, com o título “Top 10 Myths about Sustainability”. No entanto, a Veja nega e diz que há apenas uma fonte em comum, mas que também ouviu outros entrevistados.
Algumas partes do texto são realmente diferentes e há entrevistas de Anthony Cortese, fundador e presidente da Second Nature, Rosely Imbernon, especialista em educação ambiental da Universidade de São Paulo e Mark Lee, diretor da Sustainability, mas há outros trechos iguais ou bem similares à revista norte-americana.

De acordo com o editor-executivo da Veja, Jaime Klintowitz, o leitor já foi respondido e o que houve foi apenas uma fonte em comum, Anthony Cortese, fundador e presidente da Second Nature. “De 10 títulos há 7 em comum, tem essa coincidência. Mas nossa principal fonte é a mesma da Scientific American, o Anthony Cortese. De qualquer forma, matérias sobre esses são assuntos são parecidas”, explicou.

Veja trechos das matérias:





Veja: se é bom, não é dela. Se for ruim, é | Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.