terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Brasil lutou para livrar a cara dos que mataram no desastre da Gol

Conversa Afiada

Na foto, os queridinhos do Itamaraty: os pilotos do Legacy (sem o transponder)

Os pilotos americanos do jato Legacy, Joseph Leporace e Jan Paladino, mataram 154 brasileiros que viajavam num Boeing da Gol, em 29 de setembro de 2006.
(Lembre-se que o Ali Kamel preferiu não divulgar esse desastre no jornal nacional para levar a eleição de 2006 para o segundo turno – clique aqui para ler “O primeiro golpe já houve. Falta o segundo”).
Os pilotos americanos voavam na altura errada e não ligaram a máquina que avisaria onde eles estavam – o transponder.
O resto foi barulho do PiG (*) para instalar o Caosaéreo e derrubar o Lula.
O que se reforçou com a tragédia da TAM, em Congonhas, pouco depois.
Foi aí que o jornal nacional fez a memorável “reportagem” da “moedinha”: provou que uma chuva que provocasse uma poça da espessura de uma moeda de um Real provocaria tantos desastres quantos o jn quisesse.
Viva o Brasil !
Foi aí que  Nelson Johnbim se tornou Ministro da Defesa e, na entrada, tratou o grande brasileiro Waldyr Pires, seu antecessor, de forma grosseira.
Era o começo.
Clique aqui para ler “Maria do Rosário não é Vannuchi”.
Agora, vem o WikiLeaks e faz revelações estarrecedoras.
O Itamaraty, através do embaixador Manoel Gomes Pereira, “suavemente” pressionou a Justiça brasileira para livrar a cara dos dois responsáveis pela morte de 154 brasileiros.
O Itamaraty !
Além do Itamaraty, a Embaixada americana contou com o apoio decisivo do escritório de advocacia do Grande Ministro da Justiça do Governo do Farol de Alexandria, José Carlos Dias.
A passagem dele pelo Ministério deixou marcas que só se comparam às de Nabuco de Araújo e Ruy Barbosa.
Seu filho, Théo (que o embaixador americano fez questão de ressaltar que se tratava de filho do ex-ministro José Carlos Dias), prometeu ao embaixador que se não livrasse a cara dos pilotos na Justiça Federal, no Superior Tribunal de Justiça era uma barbada !
Diz o Globo, na pág. 33:
“… Sobel (o embaixador americano que deu a entender que considerava o Johnbim um “trêfego” – PHA) Sobel prepara o Departamento de Estado para uma eventual derrota no Tribunal Regional Federal, TRF. REVELA QUE O ADVOGADO DOS PILOTOS ACREDITA QUE, NESSA EVENTUALIDADE, SERIA VENCEDOR NO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA”. (Ênfase minha – PHA)
Das duas uma.
Ou o Dr Théo (filho do ex-Ministro) é um fanfarrão e promete o que não pode cumprir.
Ou o escritório do ex-Ministro faz e acontece no STJ.
O Conversa Afiada acredita na primeira hipótese – a da fanfarrice.
(Este ordinário blogueiro conhece o pai de outros carnavais).
O Brasil, como se sabe, é o único país do mundo que não leva o WikiLeaks a sério.
A Folha (**) tentou livrar a cara do Johnbim, por exemplo.
E deu destaque a trecho do telegrama em que o embaixador Sobel achava que o Itamaraty era contra os americanos (não os pilotos, bem entendido).
Só que a Folha escondeu a informação de que o embaixador Sobel apenas reproduzia informação que tinha recebido, a portas fechadas, do Ministro da Defesa do Brasil, o dito Johnbim.
Aí, o Johnbim e o presidente Lula espinafraram o WikiLeaks, quando este ordinário blog botou o Johnbim na roda.
(Depois o presidente Lula defendeu o Assange. Mas aí, amigo navegante, sabe como é fim de mandato.)
O WikiLeaks não oferece, na versão do Globo, nenhuma informação sobre o papel do PiG (e especialmente da Folha e sua colonista (***) Eliane Catanhêde) na batalha para divulgar versões que, por coincidência, se coadunavam com as do Dr Théo (ou do ex-Ministro).
Mas, o Globo reproduz interessante “denúncia” que o deputado ACM Neto faz ao embaixador americano sobre a incompetência do Presidente Lula.
A Embaixada americana vai mal de interlocutor.
Ou devia mandar alguém à Bahia para localizar a “incompetência” do Lula ao desconstruir a dinastia Magalhães.
Um incompetente !
O Neto sabe.
Paulo Henrique Amorim
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
(**) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é,  porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.
(***) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (*) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.

O Brasil lutou para livrar a cara dos que mataram no desastre da Gol | Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.