quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dentro e fora do alçapão

 

Viomundo - O que você não vê na mídia
por Luiz Carlos Azenha

Um colunista da Folha diz hoje que “houve duas relações entre o Brasil e os Estados Unidos durante os oito anos de poder de Lula no Palácio do Planalto. Em público, paulada nos norte-americanos. Em privado, afago nos irmãos do norte”.
Ele se baseia em vazamentos do WikiLeaks. Em primeiro lugar, é preciso destacar que os vazamentos estão longe de refletir toda a comunicação entre Brasil e Estados Unidos no período. Tratam, tão somente, da visão de diplomatas americanos baseados no Brasil. E os encontros entre líderes? E as conferências internacionais?
Para além do erro de tomar a parte pelo todo, o colunista simplesmente desconhece os fatos que marcaram a relação entre Brasil e Estados Unidos.
No governo Lula o Brasil ajudou a enterrar a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), desacoplou a economia brasileira da dos Estados Unidos (ao pagar o Fundo Monetário Internaci0nal e expandir o relacionamento comercial para muito além de Washington), ajudou a sustentar Hugo Chávez na Venezuela (uma política, diga-se, que veio de FHC) e Evo Morales na Bolívia (país no qual o embaixador americano tentou jogar um papel decisivo), ajudou a criar a Unasul e o IBAS e jogou fortemente num multilateralismo que era abominado em Washington durante o governo Bush Jr.
Será que todos estes fatos não se sobrepõem claramente aos telegramas enviados por diplomatas americanos estacionados no Brasil?
Os fatos deixam claro que o Brasil apostou numa política externa mais soberana e independente em relação aos Estados Unidos, sem deixar de reconhecer a importância política, econômica, diplomática e comercial de Washington. Simples assim.
Por que Lula haveria de atacar os Estados Unidos em encontros privados? Qual seria a lógica de fazer isso?
O PIG, como se sabe, dispensa a lógica. E é tão repetitivo que me faz lembrar aquele hino: PIG, sempre PIG, dentro e fora do alçapão.

Dentro e fora do alçapão | Viomundo - O que você não vê na mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.