sexta-feira, 11 de junho de 2010

Estudantes reforçam invasão da reitoria da USP


Decisão aconteceu em assembleia tumultuada, da qual o DCE se retirou

Alguns alunos da USP já se somam a empregados desde início da invasão; cerca de 30 pessoas dormem no prédio
TALITA BEDINELLI
DE SÃO PAULO

LIVIA SCATENA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA  11-06-2010

Em uma assembleia tumultuada, com bate-boca e xingamentos e sem a presença do DCE (Diretório Central dos Estudantes), alunos da USP decidiram aderir à invasão da reitoria, onde os servidores já estão acampados desde a última terça-feira.
Desde o início, alguns alunos passaram a dormir no prédio. Mas o movimento estudantil não havia decidido se participaria da ação.
A assembleia dos estudantes estava marcada para as 18h. Como havia só 50 alunos, o DCE disse que não havia quórum. Parte discordou.
O diretório acadêmico se retirou. E a assembleia prosseguiu. Às 21h30, quando ela acabou, havia apenas 180 dos 57 mil graduandos.
No final, os alunos decidiram adiar a decisão da entrada na greve para a próxima reunião, na quarta, quando esperam mais pessoas.
O ato de invasão da reitoria reitera o apoio de parte dos estudantes aos funcionários, que estão em greve desde 5 de maio. Os servidores entraram no prédio em protesto ao corte do pagamento de cerca de mil grevistas.
Desde terça, eles estão passando a noite em colchões e em sofás espalhados pelo prédio. Os manifestantes vetam a entrada da imprensa no local. Mas ontem, a Folha esteve lá.
O lugar estava bem organizado e limpo. Um cartaz pedia para que se colaborasse com a limpeza e um balde estava reservado para os fumantes jogarem bitucas. Não havia sinais de objetos danificados, além de uma porta de vidro quebrada e uma parede destruída a marretadas.
O Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) enviou ontem à tarde ofício ao reitor pedindo a reabertura da negociação salarial. A USP respondeu dizendo que as questões estão contempladas no acordo já proposto na última reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.