sexta-feira, 11 de junho de 2010

Petróleo, etanol e depois urânio. O Brasil não pode repetir o crime de FHC | Conversa Afiada

 

Petróleo, etanol e depois urânio.
O Brasil não pode repetir o crime de FHC

    Publicado em 11/06/2010

Depois do petróleo, o urânio

Depois da espetacular vitória da Petrobrás no Senado – clique aqui para ler “O pré-sal é a maior vitória de Lula sobre FHC” – está na hora de pensar na próxima rodada.
É o que faz o Ministro e embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, na pág. A14 do Valor de hoje: “Mudança de clima e energia nuclear” (clique aqui para ler)
“Só com urânio pode-se emitir menos dióxido de carbono e crescer”.
Ou seja, depois da gasolina, o urânio.
81% das reservas de urânio estão em seis países, diz o Ministro Guimarães.
O Brasil tem a 6ª maior reserva.
O Brasil pode ter a terceira.
O Brasil é um de oito países que detêm o ciclo completo do enriquecimento de urânio e capacidade industrial para produzi-lo.
A China e a Índia, inevitavelmente, terão de instalar capacidades extraordinárias de usinas não poluentes para aumentar a oferta de energia, sem poluir o meio ambiente.
Quem pode fornecer isso ?
O Brasil.
“ … o mercado internacional de urânio enriquecido será extremamente importante, caso se queira evitar catástrofes climáticas  irreversíveis”, diz Guimarães.
Diante disso, o Brasil não pode cometer o crime que Fernando Henrique cometeu: assinou o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.
(E, segundo o próprio Farol de Alexandria, assinou o TNP, porque o Muro de Berlim caiu e a hegemonia americana era incontrastável – foi o que ele mesmo deu a entender no artigo que publicou domingo no Estadão, naquele estilo movido a gordura, como sempre.)
Por isso, o Ministro Guimarães adverte que os países nucleares – sentados no Clube da Luta em que se transformou o Conselho de Segurança da ONU – tentam limitar a transferência de tecnologia nuclear e inventaram um “Protocolo” adicional ao TNP.
Ou seja, seu TNP mais 100 !
Com isso, técnicos internacionais – dos países nucleares –, sob o guarda-chuva da Agencia da ONU para Energia Nuclear, a AIEA, passam a ter o direito de entrar nas instalações nucleares de qualquer país signatário, sem pedir autorização.
Ou seja, o programa nuclear brasileira se tornaria uma casa da Mãe Joana – em nome da incontrastável hegemonia americana.
“Aceitar o Protocolo Adicional e a internacionalização do enriquecimento de urânio seria um crime de lesa-pátria, “ diz Guimarães.
Como foi assinar o TNP.

Paulo Henrique Amorim

Petróleo, etanol e depois urânio. O Brasil não pode repetir o crime de FHC | Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.