sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Comunidade do Alemão beneficiada pela tecnologia

O Portal MSN publicou matéria do Campus Party (feira tecnológica) em que Rene, um jovem da comunidade do Complexo do Alemão conta sua experiência durante a invasão, quando noticiou os eventos em tempo real via twitter. A iniciativa do rapaz tomou destaque na imprensa e repercutiu em novas iniciativas pela comunidade e atendimento de reivindicações pelo poder público. Isso demonstra a revolução que a tecnologia permite ao democratizar os meios de comunicação pelo uso de novas ferramentas. É urgente que se faça a inclusão digital das classes populares. O acesso a computadores pela Classe C tem sido crescente pelo aumento da renda e da capacidade de consumo das classes em ascensão. Mas a banda larga no Brasil é ainda uma das mais caras do mundo, resultado do processo de privatização das empresas de comunicação com concentração de atividades em pequenso grupos e baixa concorrência. O Ministro Paulo Bernardo já indicou a prioridade do Plano Nacional de Banda Larga, prevendo o barateamento dos preços da banda larga para a população até o momento sem acesso à rede mundial de computadores. Ao final, assista ao vídeo com o depoimento do próprio Renê.

Campus Party: Rene Silva conta como está a vida no Complexo do Alemão.

21 de janeiro de 2011

Em dezembro, quando algumas comunidades que ficam no Complexo do Alemão – Rio de Janeiro – foram invadidas por forças militares, publicamos um artigo falando do jovem Rene Silva, que de dentro de todo o conflito conseguia enviar informações via twitter para o resto do mundo, noticiando com extremo detalhe o que ocorria.

Ele foi convidado para comentar sobre sua experiência, aqui na Campus Party, e também sobre o que está mudando na comunidade por conta do jornal acabar ganhando o mundo. Segundo Rene, o twitter e o jornal impresso conseguiram algumas melhorias para a região, como o que ocorreu no natal de 2010. Os moradores estavam reclamando de falta de asfalto em algumas ruas, além de falta de postes de luz ou semáforos que não funcionavam, tudo isso por e-mail para a prefeitura, mas sem muita resposta.

Com o twitter de Rene ganhando fama e noticiabilidade, estas reinvindicações começaram a ser atendidas de maneira mais rápida, ocorrendo até no dia seguinte que o tuite foi publicado. Além disso, o jornal agora vai ser impresso em cores e a tiragem deve aumentar, já que uma gráfica mostrou interesse no garoto após descobrir seu twitter.

Confira a entrevista que fizemos com ele.

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-br&amp;brand=v5%5E544x306&amp;from=sp&amp;vid=4499e83e-3431-efad-6d07-d33967465d43&amp;src=FLCP:sharebar:embed" target="_new" title="TechGuru - Entrevista com Rene Silva.">Vídeo: TechGuru - Entrevista com Rene Silva.</a>

MSN Tecnologia - Techguru 2.2 beta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.