quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CPI: a culpa é do Cerra. PiG de SP também se afoga na chuva

Conversa Afiada

A OAB não vai para cima do Cerra ?

O Estadão e a Folha (*) esconderam da primeira página que, por obra de Deus (ou da chuva), São Paulo e o ABC alagaram ontem.
Nem uma escassa referência.
A exceção foi o Agora, o único jornal que presta em São Paulo:
“ (rio) Tamanduateí alaga e helicóptero salva motoristas ilhados.”
“Uma mulher morreu afogada em Mauá após sua casa desabar.”
“A capital teve quinze pontos de alagamento”.
Clique aqui para ler “Deus (ou a chuva) alaga São Paulo, de novo”.
Na página 3, a Folha se manca e publica artigo de título: “Enchentes em São Paulo são inaceitáveis”.
Os autores são José Américo, jornalista, vereador em São Paulo pelo PT, e membro da CPI das Enchentes; e Adilson Amadeu, empresário, vereador pelo PTB, e presidente da CPI das Enchentes da Câmara.
Assim começa a ascensão de Padim Pade Cerra ao cadafalso:

Enchentes em São Paulo são inaceitáveis
JOSÉ AMÉRICO e ADILSON AMADEU

Em vez de ajudar a reduzir as enchentes, como a obra bilionária anunciava, o rio Tietê se tornou o principal fator para sua realimentação

As enchentes que tornam penosa a vida dos paulistanos em todo começo de ano são, em grande parte, produto do imobilismo de nossos governantes. Os diagnósticos oficiais se caracterizam pela superficialidade; os cronogramas não são cumpridos e os recursos financeiros, escassos, são mal aplicados.
Essas são as principais conclusões da CPI das Enchentes, encerrada há um mês na Câmara Municipal de São Paulo (relatório em www.camara.sp.gov.br). Para a maioria de seus integrantes, mais do que à natureza ou mesmo à ocupação errática do espaço urbano, a maior responsabilidade pelos efeitos das chuvas cabe à Prefeitura de São Paulo e ao governo do Estado.
Sempre choveu forte em São Paulo. É bom lembrar que, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o janeiro mais chuvoso de nossa história foi o de 1947 -há 64 anos!-, e não qualquer um mais recente.
Em vez de pautar suas decisões pelo bom senso, o ex-governador José Serra e o atual prefeito Gilberto Kassab têm preferido trilhar o caminho oposto e reduzir as verbas para as enchentes.
Nos últimos dois anos, Serra cortou o quanto pôde -em 2009, gastou menos que a metade dos R$ 188 milhões previstos para o Alto Tietê e, em 2010, reduziu o orçamento do Estado em R$ 51 milhões.
(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é,  porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

CPI: a culpa é do Cerra. PiG de SP também se afoga na chuva | Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.