sexta-feira, 23 de julho de 2010

A Folha e os spams que viram notícia

Na era do terrorismo digital nasce o jornalismo spam

Com relação à suposta quebra de sigilo de Eduardo Jorge (vice-presidente do PSDB), a Folha, mais uma vez, forneceu todo o arsenal para os ataques tucanos contra o PT e sua candiata à sucessão de Lula. Reprisa o episódio da ficha falsa. Daquela vez, depois de alardear uma ficha que rolava como spam pela internet, via e-mails de mal intencionados e desavisados (os terroristas digitais), somente após peritos atestaram a falsidade da ficha “copia e cola”, é que a Folha deixou claro que não tinha o documento e que publicou uma imagem de e-mail como se fosse original. Até aí a nova forma de terrorismo chegou a ganhar ainda mais força (leia O terrorismo digital). Com a história da quebra de sigilo de Eduardo Jorge, a estratégia se repete. O factóide é lançado pautado sobre a informação de uma suposta analista da RF que tinha os dados da declaração do tucano e acusava a campanha de Dilma. A Folha se esconde no direito de proteger a fonte. Dilma disse ao jornalista da Folha no Roda Viva que esperava a apresentação das provas. Esse ônus cabe ao acusador. Disse que só não processou a Folha como fez com Serra por respeitar a liberdade de imprensa e o direito de resguaradar a fonte. Se é que, ao contrário da ficha de Dilma que não existia, existe um documento com dados de Eduardo Jorge, o que provaria que não foi o próprio Eduardo Jorge que mandou o documento? Ou o PSDB, ou o Serra ou o Índio? Eu não posso acusar. Nem você, nem Dilma, nem Lula… Por que a Folha pode? E o Serra, o Índio, a Veja, …. podem?
O terrorismo eletrônico não é novidade. Em 2002 Regina Duarte protagonizou uma das cenas mais lamentáveis de campanha eleitoral depois de Collor explorar a imagem da filha de Lula. No vídeo abaixo, para convencer os eleitores a votarem em Serra, há 8 anos, Regina explorava mais uma vez o medo construído histórica e preconceituosamente contra Lula (veja também Do que os paulistas riem...). Não sabia mais quem era Lula, tinha medo da inflação que podia voltar, queria alguém capaz de conduzir a política externa que seria dura, queria a continuidade de FHC, mas sem citar o então Presidente. Fugiram de FHC como Serra faz novamente em 2010. O povo não quis continuidade de um país pobre e miserável, endividado após 3 crises econômicas mundiais, sem crescimento, sem investimento, sem credibilidade internacional. E a esperança venceu o medo.


Regina: que medo de Lula!

Nesse já não tão novo episódio, ao invés de dúvidas sobre Dilma, a Folha deixa cada vez mais interrogações sobre qual parâmetros vão se estabelecer no jornalismo da era digital. Era que facilita fraudes, mas que nos permite fiscalizar muito mais. Inclusive fiscalizar o próprio jornalismo, o que fazemos nos blogs, sites e redes sociais, dos humildes aos mais tradicionais blogueiros e/ou jornalistas. É essa linha de jornalismo spam da Folha, que PHA questiona no artigo abaixo onde o título já deixa a grande pergunta que paira sobre as já duvidosas máquinas golpistas da grande imprensa.

Paulo Henrique Amorim deixa a dúvida no ar

O IR do Eduardo Jorge chegou à Folha como a ficha da Dilma ?

    Publicado em 23/07/2010

    Terá sido o mesmo remetente ? A Folha sabe

O Conversa Afiada ficou muito preocupado com a entrevista que Everardo Maciel deu ao Globo – clique aqui para ler “Secretário da Receita de FHC acha que fazem injustiça com essa moça da Receita Federal”.
E resolveu consultar o Vasco, notável especialista, entre outros muitos assuntos, em Imposto de Renda.
- Vasco,  será que isso é um ataque a essa moça ?
- Meu filho, é um ataque à minha inteligência.
- Como assim, Vasco ?
- É muito simples: quem entregou os dados do Eduardo Jorge à Folha (*) ?
- Boa pergunta, Vasco.
- A Folha recebeu por spam, da mesma forma que recebeu a ficha da Dilma ?
- É verdade …
- Simples, meu filho. É só Folha dizer ao Eduardo Jorge quem lhe deu os dados. Se não, fica que nem o áudio do grampo.
- Dr Corrêa, cadê o áudio do grampo – é isso ?
- E outra coisa: por que o Eduardo Jorge se preocupa tanto com o sigilo fiscal dele ?
- Boa pergunta.
- O meu podem abrir.
- E você mandaria para a Folha ?
- Mandaria para a Andréa Michael.
Pano rápido

Paulo Henrique Amorim

O IR do Eduardo Jorge chegou à Folha como a ficha da Dilma ? | Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.