segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Meirelles e o BC: “mercado” peita a Dilma

Conversa Afiada
Publicado em 22/11/2010

Na foto do Bessinha, a “reportagem” do Estadão. Que fedor !

Saiu no Estadão online:

Juro futuro sobe com aposta na saída de Meirelles e inflação
Diretor de Normas do BC, Alexandre Tombini, aparece como o nome mais cotado para o cargo
Rosangela Dolis, da Agência Estado
SÃO PAULO – As projeções de juros a partir dos contratos futuros de depósito interfinanceiro (DI) negociados na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) ampliaram as altas no início da tarde e fecharam o pregão regular, às 16 horas, perto das máximas do dia. O movimento de alta ocorreu desde cedo e ganhou força à tarde, sempre em reação às dúvidas sobre a permanência de Henrique Meirelles na presidência do Banco Central no governo Dilma Rousseff, em meio a um cenário mostrado pela pesquisa Focus do BC da persistente elevação das expectativas de inflação no mercado financeiro.
“A leitura de uma provável saída de Meirelles é que as medidas necessárias para combater a pressão inflacionária corrente e a futura, detectada pela pesquisa Focus, podem não ser tomadas”, comentou um operador. Além disso, há a avaliação de que Dilma vai centralizar a política monetária no Planalto, e para isso já estaria prevendo desvincular em algum momento do seu governo o status de ministro do cargo de presidente do Banco Central.
(…)

NAVALHANavalha

A “reportagem” é um conjunto vazio.
1) Quem disse que os juros futuros subiram por causa da saída do Meirelles?
2) Quem disse que a alta da inflação é “persistente” ? Estamos a caminho da hiper-inflação ?
3 ) Quem é o “operador” anônimo que “comenta” ? Um operador de telemarketing ? O editor de Economia do Estadão ? Alguém “comprado” ? Alguém “vendido” ?
4) Quem disse que a Dilma vai centralizar a política monetária no Planalto ?
5) Quem disse que presidente do Banco Central tem que ser Ministro ? Isso foi uma acrobacia do Lula para livrar o Meirelles de uma grave denuncia do Ministério Público (de evasão fiscal).  O quim-dim de Iaiá do PiG (*), o Arminio Fraga não foi Ministro. E daí ?
Ou seja, trata-se de uma típica “reportagem” do PiG (*).
Não tem nada dentro.
Se tiver, cheira mal.

Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Meirelles e o BC: “mercado” peita a Dilma | Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.