quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quando o crime compensa. Salvatore Cacciola ganha o direito de sair da prisão para passear

 

Soraya Ursine/Agência Estado

Foto

ex-banqueiro Salvatore Cacciola (de camisa branca) escoltado por agentes da Polícia Federal ao deixar a prisão em Mônaco em 2008

Os Amigos do Presidente Lula
quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O ex-banqueiro e ex genro* do deputado e ex vice de José Serra, o Indio da Costa do DEM, Salvatore Alberto Cacciola obteve regime semiaberto, ou seja, ele continua preso, mas pode sair para visitar periodicamente sua casa, passear, ir a praia ou trabalhar fora do presídio onde cumpre pena.Em setembro passado, o Ministério Público do Rio tinha se manifestado contra a concessão do benefício a Cacciola.
Mas o advogado de Cacciola, Manuel de Jesus Soares, é taxativo ao afirmar que seu cliente ainda não pode se beneficiar da decisão. Isso porque pesa contra o ex-banqueiro um mandado de prisão preventiva ainda sem julgamento pelo Tribunal Regional Federal.
"Não vai trazer benefício nenhum. (...) Ainda temos problemas a resolver", afirmou o advogado, que entrou na última segunda-feira com um pedido de habeas-corpus para derrubar o mandado expedido pela 2.ª Vara Federal.
Esta semana, a Justiça já havia suspendido outro mandado de prisão preventiva contra Cacciola, que havia sido expedido pela 5.ª Vara Federal, onde o ex-banqueiro responde a processo por gestão temerária de instituição financeira.
Condenação.
Dono do Banco Marka, Cacciola foi condenado em 2005 a 13 anos de prisão pela prática de crimes contra o sistema financeiro. De acordo com o processo, ele teria coordenado uma operação de socorro irregular do Banco Central que teria provocado um prejuízo de R$1,5 bilhão aos cofres públicos.
Preso preventivamente em 2000, Cacciola se beneficiou de um habeas corpus para ir para a Itália, onde tem cidadania, e de onde não voltou mais, mesmo tendo a prisão decretada novamente. Em 2008, viajou para o Principado de Mônaco para assistir a um campeonato de tênis, onde foi preso novamente e extraditado para o Brasil. Desde então, cumpre pena no presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8, no Rio.
Além da reclusão por 13 anos, pela quebra do Banco Marka, o ex-banqueiro responde por mais dois processos (2.ª e 5.ª Varas), que estão suspensos. Na época, o Principado de Mônaco só autorizou a extradição de Cacciola com base no processo da 6.ª Vara Federal, onde já havia uma condenação por 13 anos.
Regime Semiaberto.
Em nota, a juíza Roberta Barrouin Carvalho de Souza, da Vara de Execuções Penais do Rio (VEP), explicou que concedeu o benefício de progressão para o regime semiaberto porque o ex-banqueiro já cumpriu um sexto da pena em 7 de outubro de 2009 e não cometeu nenhuma falta de natureza grave no último ano.

Os Amigos do Presidente Lula: Quando o crime compensa. Salvatore Cacciola ganha o direito de sair da prisão para passear

*Nota do Portal Politikei: o correto seria ex-sogro do Índio da Costa, e não genro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.