domingo, 28 de novembro de 2010

O jornalismo Chapa Branca da elite

O casal 45 entrevista seu candidato. Show de parcialidade. Quem é chapa branca, cara pálida?

Além do ridículo episódio do rolo de fita criado pelo Especialista em efeitos especiais da Globo, Molina (deveriam ter contratado o Hans Donner), outro momento marcante da campanha da emissora para José Serra foi a entrevista ao seu candidato feito pelo casal 45 do Jornal Nacional. Servindo de escada, todas as perguntas foram direcionadas para permitir a Serra a crítica à adversária. A pauta era a mesma da propaganda do tucano. Serra interrompeu várias vezes Fátima Bernardes e recebeu o pedido de desculpas de Bonner porque o tempo tinha acabado. A serviço da Casa Grande, o casal entrevistou Dilma com os mesmos temas dirigidos a Serra, mas dessa vez foram críticas à adversária da emissora.
Já denunciamos inúmeras vezes pela blogosfera as relações vicerais de parte da mídia oligopólica do eixo Rio-SP, mais especificamente a Globo (emissora), o Globo (jornal), o Estadão, a Folha, a Veja (Abril). Chamamos de PIG (Partido da Imprensa Golpista), mas poaderíamos chamar de Globosfera. Funcionaram em uma tabelinha semanal entre notícias e denúncias que retro-alimentavam editais, manchetes e chamadas e trocavam passes com a própria propoganda de tv de Serra. Uma orquestra  com um descaramento antes nunca visto. Somente o Estadão, no final, assumiu seu candidato. Outros não tiveram coragem. A Globo não pode. É uma concessão pública.
A presença da blogosfera”, denominada por Serra como “blogs sujos”, contra a Globosfera, assumiu ter lado sempre. Nunca escondemos. Não se trata da verdade, ou de um lado da verdade, mas de um contraponto que reagiu na mesma intensidade, mas sem o mesmo poder, em que esse oligopólio da mídia tentou de forma baixa, tecer golpes contra o governo e sua candidata porque defende grupos da elite econômica do país e seus respectivos candidatos. Somos de esquerda, e vamos defender propostas, candidatos e governos alinhados com uma política voltada para o desenvolvimento com desconcentração da renda. E só isso não basta. Queremos a democratização dos meios de comunicação com regulação da mídia e banda larga acessível para toda a população. Queremos uma sociedade politizada, a partir da necessária reforma política com fortalecimento dos partidos. Queremos o Brasil tornando-se potência mundial com espaço de liderança na política externa em torno de um novo modelo pacífico e sustentável de relações entre países e com o meio ambiente. É claro que o Governo Lula e sua continuidade representam melhor o atendimento a essas demandas, uma vez que o legado de FHC versa um alinhamento com a prática neo-liberal que se mostrou capaz de atender interesses apenas de quem concentra renda e acumula capital.
Esses “blogs sujos” que cresceram em importância no ano eleitoral, foram substimados de início pela velha mídia. Na medida em que cresceram em milhões a audiência tornaram-se incômodos, mas mereceram raras citações em jornais. Ao realizar um primeiro Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas em agosto, com masi de 350 presentes de 19 Estados, ficou claro o tamanho dessa rede e a distribuição da informação além dos blogs mais conhecidos. Mesmo depois das eleições, tentou-se diminuir a relevância do papel que exerceram os blogs e as redes sociais como ferramentas de comunicação que afetaram os debates e as conversas mesmo daqueles que não navegam pela rede. Mas Lula, ao aceitar a proposta de uma entrevista com blogueiros progressistas, reconheceu o papel que tiveram na eleição.
Aí sim, a blogosfera teve espaço na mídia velha. Claro para tomar cassetada. O Globo chamou de blogueiros “chapa-branca”. Justo o Globo, questionando a independência de jornalistas. Mas como diria Brizola, se a Globo elogiar, é melhor fazer diferente. Apesar do clima amistoso da entrevista feita pelos blogueiros, ficou claro pelas perguntas, que não se deixou de perguntar ou criticar os pontos que mereceram destaque na linha (de esquerda) defendinda pela blogosfera. Lula foi questionado sobre não tera avançado na regulação da mídia, na redução da jornada para 40 horas semanais, na reforma política. Coisas que com certeza defendemos que se faça. Demandas que os blogueiros cobraram de Dilma. Bandeiras que o PIG, ou a Globosfera nunca vão defender enquanto forem “chapa-branca” das elites econômicas de nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.