terça-feira, 3 de maio de 2011

"Facebook é máquina de espionagem"

Para o fundador do Wikileaks, Julian Assange, Facebook “é a mais terrível máquina de espionagem já inventada”. Os representantes da empresa dizem que ela "não responde a "pressões", mas a requisições da Justiça. A polêmica levanta discussões sobre as mudanças na sociedade e no comportamento pelas redes sociais e as tentativas de corporações e governos controlarem as informações como forma de poder. Aqui no Brasil, sob o pretexto de impedir a pedofilia, o Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) tentou implantar o projeto de lei apelidado de AI-5 digital. Com o projeto as pessoas poderiam ser acompanhadas e investigadas sem decisão judicial, e fakes (perfis falsos no orkut, facebook, twitter) seria crime. Seria um poder para o Estado que romperia com a concepção de liberdades individuais. Hoje pela lei, qualquer um que cometer um crime pela internet pode ser investigado pela polícia, se a justiça considerar as evidências suficientes. Qualquer perfil pode ser rastreado por meios legais sem necessidade de rasgar direitos dos cidadãos. Quanto ao uso de redes sociais ou qualquer ferramenta de comunicação pela internet como forma de espionagem para obter informações para governos ou grandes grupos econômicos, se já não acontece no mundo, o risco é bem real como analisam os especialistas.

image

"Facebook é máquina de espionagem"

Reproduzo matéria de Rosangela Basso, publicada no blog Maria da Penha Neles:
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, levantou a questão das redes sociais em uma entrevista na Rússia hoje, dizendo que o facebook “é a mais terrível máquina de espionagem já inventada”.
Assange disse acreditar que o Facebook é uma enorme base de dados de nomes e registros de pessoas, voluntariamente mantida por seus usuários, mas desenvolvido pela inteligência dos EUA para uso.
"Todos devem compreender que, quando você adiciona amigos ao Facebook , você está fazendo o trabalho de graça para as agências de inteligência dos Estados Unidos, e criando esse banco de dados para eles ", disse Assange.
Porém, Assange não afirma que o Facebook é realmente executado por agências de inteligência dos EUA. O fato é que o acesso aos seus registros é perigoso. "Agora,o Facebook está a cargo da inteligência dos EUA? Não, não é. É simplesmente que a inteligência dos EUA é capaz de impor a pressão jurídica e política sobre eles", disse ele.
Assange também abordou a questão dos cables secretos do governo dos EUA publicados pelo Wikileaks, argumentando que os que têm importância não foram publicados ainda. "Só publicamos os que foram considerados secretos, classificados como confidencial. Nós não tivemos nenhum cable ultra-secreto. As coisas realmente constrangedoras, o que é realmente grave, não está na nossa 'coleção' para a publicação. Mas estão lá ", disse ele.
No final da entrevista, Assange destruiu a indústria da mídia, dizendo que ela distorce a realidade para o público e que tem feito muito pouco para impedir as guerras e tirar os governos corruptos do poder. "Realmente essa é a minha opinião sobre os meios de comunicação, eles são tão ruins, que devemos nos perguntar se o mundo seria melhor sem eles completamente", disse ele.

Do Portal Terra:

Facebook responde à acusação de que é máquina de espionagem
No mundo virtual, a companhia de tecnologia é responsável, mas é o usuário quem deve zelar pela segurança online. Foto: AFP

Porta-voz do Facebook disse que empresa não responde a "pressões", mas a requisições da Justiça
Foto: AFP

O Facebook respondeu nesta terça-feira às acusações feitas pelo criador do WikiLeaks, Julian Assange, de que a rede social é "uma das mais terríveis máquinas de espionagem já inventadas" e que é vulnerável à "pressão" da Inteligência americana para liberar dados de usuários. "Não respondemos à pressão, respondemos pela obrigação de um mandado judicial", disse um porta-voz do facebook à Forbes.
"Nunca fomos pressionados a entregar informações. Nós lutamos a cada vez que acreditamos que o processo judicial é insuficiente", afirmou o porta-voz. "Os dispositivos legais que obrigam uma empresa a revelar informações são determinadas pelas leis dos países, e nós respeitamos esse padrão", disse à Forbes.
Em uma entrevista à rede de TV Russian Today, o criador do WikiLeaks afirmou que o Facebook é o banco de dados mais abrangente do mundo sobre as pessoas, seus relacionamentos, seus nomes, endereços, localização, relações pessoais e familiares, "todos acessíveis à Inteligência dos Estados Unidos". Assange afirmou que isso não acontece somente com o Facebook, já que Google, Yahoo e outras grandes organizações americanas têm construído interfaces para o setor de Inteligência americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.