sábado, 21 de maio de 2011

Lula se reúne com centrais

Ex-presidente realiza uma série de encontros como articulador do PT para o debate sobre as mudanças propostas

São Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia, durante a semana, nova fase de seu projeto de articulação do governo e da sociedade civil em torno da reforma política.

Depois de conversar, em abril, com membros petistas das comissões sobre o tema na Câmara e no Senado, e de reunir, na última segunda, os líderes dos partidos da base aliada e das fundações ligadas às legendas, Lula agora vai sentar com as centrai sindicais.

O encontro foi agendado para sexta-feira no Instituto Cidadania, ONG que atualmente cuida dos compromissos do ex-presidente. A reunião com a CUT e outras centrais não será a última que o ex-presidente fará como articulador indicado pelo PT para o debate sobre a reforma política. Segundo sua assessoria, é possível que Lula sente na mesma mesa que líderes dos partidos de oposição para conversar sobre o tema.

Pontos de consenso

A estratégia de Lula é identificar os pontos de consenso entre os partidos para avançar nas negociações. Na base aliada, existe concordância em prol do financiamento público de campanha, no voto proporcional e na facilitação de iniciativas de participação popular, diminuindo o número de assinaturas para criar projetos de lei.

Um ponto que encontra discordância é o voto em lista -o PT é favorável, mas não tem respaldo de aliados. A reeleição é outro quesito ainda sem consenso. O próprio Lula já foi contra permitir que um político permaneça no poder durante dois mandatos, mas diz que mudou de ideia. Ele agora afirma preferir a reeleição porque ela é “um estímulo para que o político faça um bom governo”.

Autor: Jussara Seixas

http://diariodonordeste.globo.com/

image

Lula se reúne com centrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.