segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os frutos da desoneração da folha

Brasilianas.Org
Enviado por luisnassif, seg, 15/11/2010 - 20:55

Por marmanzo

Um aspecto importante a se considerar quando se fala em substituir os encargos trabalhistas por impostos sobre o faturamento é o seu efeito político sobre a classe média.

Durante o governo Lula o mix das políticas econômica e social promoveram transformações que resultaram especialmente generosas com as pontas do espectro social (rentistas e empresários, por um lado, e miseráveis e trabalhadores de baixa renda, por outro), enquanto os segmentos de renda média foram os que menos beneficiaram.

Contudo, como já representam mais da metade da população e deverão crescer ainda mais à medida em que o país se desenvolva, os humores da classe média deverão ser cada vez mais relevantes na determinação dos rumos políticos do país no futuro e, portanto, caberá a qualquer governante estar atento a suas demandas.

Pois a tal desoneração da folha de pagamentos, bem como a ampliação dos limites do Simples e dos estímulos ao microempreendedor individual (MEI), embora de operacionalização delicada, serão ações políticas que certamente impactarão de forma muito positiva o emprego e a renda da classe média. Primeiro, porque promovem uma redução de custos significativa para muitas pequenas e médias empresas, onde se concentram 90% dos empregos do país. Segundo, porque estimularão a formalização de um grande contingente de trabalhadores (garçons, vendedores, vigilantes, faxineiros, etc.). Terceiro, porque uma grande gama de profissionais autônomos (eletricista, pintor, jardineiro, etc...), quando transformados em MEI, tem acesso a um mercado muito maior - grandes empresas, setor público, etc - e melhores condições de acesso ao crédito.

Somados, esses benefícios deverão promover dar novo fôlego à espremida classe média brasileira, vertendo frutos políticos para o governo.

Os frutos da desoneração da folha | Brasilianas.Org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.