quinta-feira, 9 de junho de 2011

Após protesto, servidores de São Paulo conseguem calendário de negociações com a prefeitura

Ainda sem proposta de reajuste salarial, trabalhadores decretam estado de greve

Por: Jéssica Santos de Souza, Rede Brasil Atual

Publicado em 07/06/2011, 17:05

Última atualização às 19:18

Após protesto, servidores de São Paulo conseguem calendário de negociações com a prefeitura
Servidores municipais em novo protesto por reajuste salarial e outras reivindicações (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Folhapress)

São Paulo – Os servidores públicos municipais da capital paulista protestaram, nesta terça-feira (7), por reajuste salarial de 39%, revisão política da administração sobre rendimentos e plano de carreira. Representantes do sindicato da categoria foram recebidos na Secretaria Municipal de Planejamento, e foi definido um calendário de negociação, mas não houve definição sobre reajuste.

A manifestação foi iniciada na rua Líbero Badaró e avançou pelo viaduto do Chá, diande da sede da prefeitura. De acordo com os organizadores, foram 1,5 mil pessoas. Segundo a Polícia Militar, foram cerca de 400 pessoas, apesar da chuva que castigou a região central. Ao final da negociação, os servidores definiram estado de greve, para manter a mobilização.

Reivindicações

• 39% de reajuste;
• Mudança da lei salarial;
• Extensão da Gratificação de Atividade para todos do nível médio e do nível básico;
• Extensão da GDA para todos do nível universitário;
• Negociação da pauta da saúde;
• Reposição dos dias parados;
• Fim do assédio moral;
• Para os AGPPs e Agentes de Apoio (da educação) definição e esclarecimento de opção entre as gratificações GA, GAE e PDE;
• Revisão dos Planos de Carreiras;
• Incorporação das gratificações e extensão de todos os direitos para os aposentados.

A manifestação foi uma tentativa de pressionar a prefeitura por uma contraproposta. Com cornetas, apitos e um carro de som, eles gritavam palavras de ordem contra o prefeito Gilberto Kassab: "O povo na rua, Kassab, a culpa é sua!" A prefeitura não ofereceu nada além dos 0,01% de reajuste previstos pela legislação municipal.

Em 25 de maio, o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de São Paulo (Sindsep) havia realizado uma paralisação de um dia de protestos. Na ocasião, foram 5 mil servidores diante da prefeitura. Desde então, uma série de assembleias setoriais foi realizada. Participam funcionários da saúde, educação, do serviço funerário e do Centro de Zoonoses, entre outros.

Desde 2006, os reajustes anuais são de 0,01%, contra uma inflação acumulada de 28% segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A Secretaria de Planejamento aceitou aumentar de R$ 540 a R$ 630 o piso salarial dos servidores, o que seria feito por meio de gratificação e não por alteração na lei. O governo se comprometeu a criar um grupo de discussão com técnicos para analisar a lei salarial, mas sem a participação direta dos trabalhadores.

Na reunião desta terça também se conquistou a extensão da Gratificação por desempenho de atividade (GDA)  para os para bibliotecários e assistentes sociais do Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (Iprem) e a extensão da gratificação de atividade para os trabalhadores do Iprem e do Serviço Funerário.

Uma assembleia foi marcada para dia 21, na sede do Sindsep, para se discutir a possibilidade de uma greve geral da categoria.

Em nota oficial, a Prefeitura afirmou que sempre esteve aberta a negociações e que o próximo compromisso será a apresentação de uma agenda para a discussão das propostas para o segmento da saúde.

A Prefeitura ainda se compromete a enviar a Câmara Municipal até o final de junho os Projetos de Lei que estendem as gratificações aos servidores do Iprem, Serviço Funerário e a  Gratificação de Atividade Cultural e Desportiva.

Após protesto, servidores de São Paulo conseguem calendário de negociações com a prefeitura — Re

image6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.