terça-feira, 21 de junho de 2011

Funcionários do Serviço Funerário de SP decidem suspender greve

Os trabalhadores do Serviço Funerário de São Paulo decidiram, em assembleia realizada nesta terça-feira, encerrar a greve da categoria. Eles dizem que vão voltar ao trabalho a partir das 6h desta quarta (22).Segundo o Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo), os trabalhadores decidiram dar uma trégua à prefeitura até meados de agosto --quando devem retomar negociações.

Com o fim da paralisação, os grevistas não terão o dia parado descontado do salário, mas não conseguiram nenhuma proposta de aumento da prefeitura, de acordo com o sindicato dos trabalhadores.

A greve começou manhã desta terça e afetou a realização de enterros e velórios nos cemitérios da cidade. Em diversos locais, funcionários da limpeza fizeram os enterros.

O Serviço Funerário faz o transporte dos corpos de hospitais e IML (Instituto Médico Legal) para os velórios. Nos 23 cemitérios controlados pela prefeitura, funcionários disseram que a adesão à greve atinge motoristas, atendentes e sepultadores.

Famílias reclamam que os corpos de parentes não estão sendo transportados, e por isso não conseguem iniciar o velório. Em alguns cemitérios, houve atraso de mais de três horas no transporte do velório para o enterro.

Rivaldo Gomes/Folhapress

Cartaz alerta sobre greve no cemitério Chora Menino, na zona norte de São Paulo

Cartaz alerta sobre greve no cemitério Chora Menino, na zona norte de São Paulo

De acordo com o Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo), que representa os servidores, eles reivindicam aumento salarial de 39,79%, estender gratificações a todos os funcionários, plano de carreira e melhores condições de trabalho.

Os funcionários Serviço Funerário dizem estar sem reajuste real há mais de 20 anos. De acordo com a presidente do Sindsep, Irene Batista de Paula, o salário inicial do servidor está em R$ 440, e a prefeitura tem dado aumento de 0,01% nos últimos anos --índice menor que a inflação.

A prefeitura afirma ter enviado projeto de lei à Câmara estendendo a Gratificação de Atividade a todos os servidores ativos de níveis básico e médio do Serviço Funerário, além de elevar o "piso mínimo" da categoria para R$ 630.

De acordo com dados da Secretaria de Planejamento, o Serviço Funerário Municipal tem 1.366 servidores ativos.

Colaborou RICARDO GALLO, DE SÃO PAULO Folha.com - Cotidiano - Funcionários do Serviço Funerário de SP decidem suspender greve - 21-06-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.