quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Jornalista Leandro Fortes fala da tática da mídia para derrubar ministros

blog do DIMAS ROQUE

Ele é Jornalista, professor e escritor, autor dos livros “Jornalismo Investigativo”, “Cayman: o dossiê do medo” e “Fragmentos da Grande Guerra”, entre outros. Sua mais recente obra é “Os segredos das redações”. É criador do curso de jornalismo OnLline do Senac no Distrito Federal e professor da Escola Livre de Jornalismo. Foi durante o Encontro Internacional de Blogueiro em Foz do Iguaçu que o Notícias do Sertão o entrevistou.
Com o Governo Dilma vivendo duas situações extremas, a primeira é a grande popularidade aferidas pelos institutos de pesquisas, a outra é a outra foi à queda de alguns dos seus ministros por denuncias de irregularidades em suas pastas. O que é um contra-senso, já que a presidenta goza de tamanha popularidade e alguns ministros são acusados de meter a mão no dinheiro público.
Para o Jornalista Leandro Fortes da Revista Carta Capital, a popularidade de Dilma é o resultado da continuação do bom trabalho que Lula vez, sobretudo na questão social. O que as pesquisam mostram então, seria o reflexo da continuação do governo Petista. Ele ainda acha que para essa popularidade venha cair, seria preciso fazer muito coisa errada ainda.
Na saída dos ministros o governo teria caído em uma armadilha terrível, que seria a “formulazinha básica” de derrubar ministro que a mídia (PIG) tem. Uma forma precária e primária e rasa, mas que tem dado certo. Uma eficiência fora do comum que é o feito pela revista Veja. A de levantar “uma lebre” e em seguida ser reverberada pelo Jornal Nacional da Rede Globo e durante semanas e pelo restante dessa mídia insistentemente, as vezes sem nenhuma prova do que se está noticiando. Diga-se que em alguns casos, são investigações do próprio governo e que a mídia as coloca como se fossem denuncias feitas através de investigações próprias, confundindo a população brasileira.
Essa formula foi utilizada com Palocci. E se chegou a Orlando Silva que foi acusado por um “PM bandido” de ter recebido propina na garagem do ministério dos esportes e que ate o momento não houve uma prova matéria e que possivelmente não aparecerá, mas que mesmo assim, a mídia atacou durante dias ate que o ministro caísse. Após isso, sumiu do noticiário diário, mostrando o desinteresse e o verdadeiro objetivo, derrubar ministros do Governo Dilma. Essa é a formula que vem sendo utilizada pelo PIG. Eles fazem denuncias de todo o jeito e depois que um ministro cai, somem as notícias dos jornais e Tvs. Pressionado o governo acaba por achar melhor demitir, cortar a cabeça de um aliado para acabar com a onda de boataria, quando na verdade deveria enfrentar a situação e não abrir mão do estado de direito, do transitado e julgado. E todas as acusações estão sendo investigadas pela policia federal, pela CGU e pelo ministério público. A exceção seria a da garagem que não há prova alguma disso.
Leandro ainda acha que essa pressão feita pela mídia para derrubar ministros está criando um constrangimento para a republica e não seria um problema só do governo Dilma. Ele pergunta: quem é que define quem fica e quem sai no governo republicano. A mídia, essa mídia? Porque já se sabe que quando sai uma denuncia na sexta-feira na Veja e vai para o jornal nacional, na segunda-feira o senador Álvaro Dias fará um pronunciamento da tribuna. Isso é certo!
Mas o que causa mesmo estranheza para o Jornalista é o silêncio do Governo diante de tantas denuncias sem comprovações. “O Governo não reagir, não peitar, não ter coragem. Isto é que me causa estranheza”, finaliza Leandro Fortes.

DIMAS ROQUE- O Jornalista Leandro Fortes fala da tática da mídia para derrubar ministros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.