sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O terrorismo digital de direita


e-mails falsos. Não, a águia não arranca o bico!

Sou um cético por formação.
Desde o surgimento da internet já encarava certos e-mails com o mesmo descrédito que aplicava a boatos.
Na época não existia ferramenta poderosa como o Google. Hoje é mais fácil descobrir que a carne do McDonald´s não é de minhoca, que não há denúncias que a Coca Zero cause câncer, que as águias não arrancam bicos e penas aos 30 anos para renascerem ou que o Michel Temer não pertence a uma seita demoniáca.
Durante a Campanha de 2010 quando já se sabia, havia tempo, que Serra criara uma estrutura para espalhar boatos na internet, usei meu faro para combater a baixaria digital.
Hoje, quando recebi um e-mail acusando Tarso Genro de uma frase impensável na boca do Governador gaúcho, não foi difícil desconfiar.
Menos difícil foi a pesquisa que desfez a mentira. Pesquisei o início da frase atribuída a ele:
" Quem quiser dar aula faça isso por gosto, e não pelo salário.
Se quiser ganhar melhor, peça demissão e vá para o ensino privado "
Rapidamente encontrei o autor no Wikipedia. Segundo o site, a frase é do governador do Ceará, Cid Gomes, que disse:
"Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado, eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga no meu ponto de vista"
O Wikipedia cita como fonte a notícia em um blog que revela a frase do Governador em um evento de um deputado do PSDB (leia aqui).
Quanto à primeira parte do e-mail, "Aula de matemática" que critica os valores do piso nacional, também não foi difícil localizar em diversos blogs (aqui, aqui e aqui), porém, de autoria anônima, apenas reproduzindo um e-mail.
A conclusão é óbvia. De forma proposital, alguém pegou um e-mail que circula na internet, uma frase atribuída a Cid Gomes e a colocou na boca do Governador Tarso Genro. O objetivo é óbvio. Não esqueçamos que a Yeda Crusius do PSDB que perdeu o governo do RS para Tarso Genro entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade junto com Cid Gomes contra a lei de Lula que estabelece o piso nacional e 1/3 do tempo para hora-atividade.
Entre os blogueiros progressistas é do conhecimento geral que o PSDB tem uma estrutura paga de atuação nas redes sociais para realizar trolagens e espalhar boatos.
Se não é possível provar tal tese ou identificar o autor, ao menos é bom apelar aos internautas para superarem a ingenuidade e não repassarem calúnias e difamações sem pesquisar a origem.
Aos que fazem isso de má fé. Ah! Esses não têm jeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.