13 de setembro de 1996 Serra e Kandir isentam exportações de minério de ferro com a "Lei Kandir" . 6 de maio de 1997 FHC e Serra vendem a Vale a preço de banana, livre do ICMS sobre exportações
Isso não está no livro "A Privataria Tucana", mas o livro puxou o assunto.
O processo de privataria foi bem mais ardiloso do que parece (também o PIG - Partido da Imprensa Golpista - nunca noticiou estas mazelas).
Em 1993 houve uma revisão constitucional, com uma tentativa de reforma tributária. O então deputado federal José Serra (PSDB/SP) juntou-se ao principal neoliberal da época, Roberto Campos (PPR/MT), para defender a eliminação da cobrança de ICMS sobre exportação de produtos primários (até o PFL era contra, só defendida isenção para produtos industrializados).
http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/arquivos/publicacoes/publicacao_04.pdf |
Serra fracassou em 1993. Mas em 1996 enquanto era ministro do Planejamento, seu pupilo (e sucessor no Ministério do Planejamento), deputado Antônio Kandir (PSDB/SP), emplacou a "Lei Kandir". Essa lei desagradava a maioria dos governadores, e jamais seria aprovada sem o rolo compressor de FHC e Serra.
Aécio, Anastasia e Simão Jatene traíram o povo de seus estados
Outro absurdo nesta história (ou será rabo preso?), foi as lideranças tucanas dos estados de Minas Gerais e do Pará (Aécio Neves, Simão Jatene, Anastasia), os estados que mais perdiam com esta lei, apoiarem esse verdadeiro roubo do dinheiro público para os bolsos dos tubarões da privataria e dos políticos que receberam propina.
Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
Meus caros, o Pessoal do Instituto de Desenvolvimento, Econômico, Social e Ambiental do Pará possui estudo mostrando o estrago que esta lei causou ao Estado do Pará. O roubo da Tucanada do Pará foi bilhionário. http://dialogosdesenvolvimento.blogspot.com.br/2010/06/lei-kandir-e-pobreza-no-para.html
ResponderExcluir