quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Privataria tucana: Serra e lei Kandir deram isenção de impostos de presente para a privataria da VALE

13 de setembro de 1996Serra e Kandir isentam exportações de minério de ferro com a "Lei Kandir" .
6 de maio de 1997FHC e Serra vendem a Vale a preço de banana, livre do ICMS sobre exportações

Isso não está no livro "A Privataria Tucana", mas o livro puxou o assunto.
O processo de privataria foi bem mais ardiloso do que parece (também o PIG - Partido da Imprensa Golpista - nunca noticiou estas mazelas).
Em 1993 houve uma revisão constitucional, com uma tentativa de reforma tributária. O então deputado federal José Serra (PSDB/SP) juntou-se ao principal neoliberal da época, Roberto Campos (PPR/MT), para defender a eliminação da cobrança de ICMS sobre exportação de produtos primários (até o PFL era contra, só defendida isenção para produtos industrializados).
http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/arquivos/publicacoes/publicacao_04.pdf

Serra fracassou em 1993. Mas em 1996 enquanto era ministro do Planejamento, seu pupilo (e sucessor no Ministério do Planejamento), deputado Antônio Kandir (PSDB/SP), emplacou a "Lei Kandir". Essa lei desagradava a maioria dos governadores, e jamais seria aprovada sem o rolo compressor de FHC e Serra.

Aécio, Anastasia e Simão Jatene traíram o povo de seus estados
Outro absurdo nesta história (ou será rabo preso?), foi as lideranças tucanas dos estados de Minas Gerais e do Pará (Aécio Neves, Simão Jatene, Anastasia), os estados que mais perdiam com esta lei, apoiarem esse verdadeiro roubo do dinheiro público para os bolsos dos tubarões da privataria e dos políticos que receberam propina.
Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula

Um comentário:

  1. Meus caros, o Pessoal do Instituto de Desenvolvimento, Econômico, Social e Ambiental do Pará possui estudo mostrando o estrago que esta lei causou ao Estado do Pará. O roubo da Tucanada do Pará foi bilhionário. http://dialogosdesenvolvimento.blogspot.com.br/2010/06/lei-kandir-e-pobreza-no-para.html

    ResponderExcluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.