segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tucano combate a pobreza com o Bolsa Bus

Do Viomundo - O que você não vê na mídia

sugerido por Igor Felippe

Solução para os problemas dos pobres? “Efetivar” o direito deles irem embora…

23/01/2012 – 15h20

Prefeitura distribui passagens para moradores de Pinheirinho

JEAN-PHILIP STRUCK

ENVIADO ESPECIAL A SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A Prefeitura de São José dos Campos está distribuindo passagens rodoviárias para moradores da invasão Pinheirinho, que foi desocupada pela Polícia Militar na madrugada de domingo (22).

De acordo com a prefeitura, pelo menos 30 pessoas receberam bilhetes. A maioria tem como destino São Paulo, mas até passagens para o Piauí foram distribuídas.

Segundo moradores ouvidos pela Folha, os bilhetes são oferecidos durante a triagem, quando as pessoas retiradas do terreno são reunidas num centro para preencher fichas, usadas para recuperar bens deixados para trás durante a ação da polícia e solicitar assistência da prefeitura.

A entrada da imprensa no centro não está sendo permitida pelos guardas civis municipais que controlam os portões. Segundo a prefeitura, a medida foi aplicada para evitar “acirrar os ânimos” no local, já que a presença de câmeras e jornalistas pode estimular protestos.

Durante a manhã, moradores que formavam uma fila em frente ao centro entraram em confronto com a PM e a Guarda Civil Municipal. Muitos estavam revoltados com a falta de informações e de organização. Balas de borracha foram disparadas contra manifestantes que jogaram pedras.

No domingo, a Folha mostrou que as tendas armadas para o atendimento de moradores estavam cheias de lama e não tinha proteção lateral. Na segunda-feira, segundo moradores, a situação continua a mesma.

Segundo o pedreiro João Cardoso, 34, que morava no Pinheirinho há oito anos, o cheiro no centro é fétido e o excesso de pessoas provoca tumultos.

Já o pastor Marcelino Pero, 40, que tinha uma casa e pregava num templo no terreno reintegrado, afirma que o atendimento pelos funcionários da prefeitura é “bom”, mas que faltam orientações.

No início da tarde, o pastor recebeu autorização para juntar seus pertences, que pretende levar para a casa de um fiel e para o templo central de sua igreja.

“O atendimento da prefeitura até está sendo bom, mas o clima tenso porque as pessoas ainda estão muito exaltadas”, disse.

Tucano combate a pobreza com o Bolsa Bus |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.